Quando não falta água, falta luz: frequentes faltas de energia nas unidades da Saneago prejudicam abastecimento em Edéia, em Goiás

A Saneago garante que, assim que a energia for restabelecida, o bombardeamento de água será retomado

Postado em: 10-05-2024 às 17h07
Por: Andresa Cardoso dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Quando não falta água, falta luz: frequentes faltas de energia nas unidades da Saneago prejudicam abastecimento em Edéia, em Goiás
Município de Edéia, localizado a 120km de Goiânia. Imagem: Governo Federal

O município de Edéia, localizado a 120km de Goiânia, acaba de ter mais uma queda de energia hoje, sexta-feira (10), às 6h20. As sucessivas faltas de energia que atingem as unidades da Saneago – empresa de fornecimento de água – desde quarta-feira (8), prejudicam o fornecimento de água no município.

A Saneago garante que, assim que a energia for restabelecida, o bombardeamento de água será retomado e o abastecimento ocorrerá de maneira gradual.

A empresa de fornecimento de água ainda explica, em nota, como funciona o restabelecimento de energia, que não acontece de forma imediata, como na rede elétrica: no abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com água.

Continua após a publicidade

A Saneago pede, também, o consumo consciente das reservas nas caixas d’água; essa medida contribui para a agilidade na recuperação do sistema, especialmente dos bairros da parte alta da cidade, que levam mais tempo para ter o abastecimento totalmente normalizado.

O que diz a Equatorial

Em nota enviada ao O Hoje, a Equatorial Goiás, empresa que fornece energia elétrica ao município de Edéia, explicou o ocorrido. Acontece que, na noite de quarta-feira (8), houve a colisão de um caminhão contra dois postes na GO-320, entre os municípios de Edéia e Edealina.

Com o acidente, outros dois postes acabaram sendo danificados e foram quatro estruturas comprometidas no total. A batida afetou o fornecimento de energia inclusive para a Saneago de Edéia. A Equatorial afirma que tem mantido contato com o órgão para informar sobre o andamento do trabalho de restabelecimento de energia.

A distribuidora de energia reforça que imediatamente equipes foram mobilizadas para inspecionar a linha e verificar o ocorrido. 99% dos clientes afetados tiveram a energia restabelecida no mesmo dia, e o serviço deve ser finalizado até às 17h de hoje para a normalização completa.

A Equatorial, ainda, pede ajuda à população para identificar os responsáveis pelos ocorridos para que possam arcar com os prejuízos.

Veja Também