Trindade é o primeiro município goiano a se despedir do lixão

Em Goiás, cidades têm até o fim de 2024 para começar esta transição e cessar as operações dos lixões dos municípios

Postado em: 23-05-2024 às 12h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Trindade é o primeiro município goiano a se despedir do lixão
Aterro sanitário atualmente utilizado pela prefeitura da cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade

Por decisão federal do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, municípios de todo o País devem cessar as operações dos lixões para uma transição gradual para aterros sanitários, a fim de diminuir a poluição atmosférica e do solo. Em Goiás, cidades têm até o fim de 2024 para começar esta transição e cessar as operações dos lixões dos municípios. O primeiro município a conseguir tal feito em apresentar planos para o fechamento, segundo informado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é o município de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

De acordo com a pasta, foi enviado nesta última sexta-feira (17) de maio a primeira licença para encerramento de lixão municipal, em Trindade. O lixão do município fica às margens da GO-060, no sentido Santa Bárbara. Além de encerrá-lo, a prefeitura terá que isolar a área, recuperá-la do ponto de vista ambiental como o plantio e monitorar a qualidade da água subterrânea na região e descartar. Também, todo o lixo que antes estava armazenado deve ser transferido para um local apropriado.

Além disso, a prefeitura também se comprometeu a apresentar um plano de implantação de coleta seletiva que alcance pelo menos 10% da população urbana no primeiro ano, com metas progressivas de aumento de 15% a cada ano seguinte. A prefeitura também ainda deve proteger a inclusão socioeconômica dos catadores de recicláveis. De acordo com a titular da pasta, Andréa Vulcanis, comemorou a rapidez do encerramento em nota. “Essa licença é um marco, não só pelos benefícios que vai trazer para cidade, como também pela rapidez com que foi emitida: foram 35 dias apenas”.

Continua após a publicidade

Como afirma o projeto do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Estado tem até 2 de agosto para encerrar os seus lixões. Hoje, Goiás tem 17 aterros sanitários licenciados que atendem aproximadamente 65 municípios e recebem pouco mais de três toneladas de resíduos por dia. Enquanto isso, ainda há cerca de 181 lixões ainda em funcionamento.

Veja Também