Em um ano, Polícia Militar do Estado de Goiás apreende mais de 6 mil armas

Apesar da queda no numero de apreensões em janeiro deste ano para o mesmo período do ano passado, número preocupa

Postado em: 13-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em um ano, Polícia Militar do Estado de Goiás apreende mais de 6 mil armas
Apesar da queda no numero de apreensões em janeiro deste ano para o mesmo período do ano passado, número preocupa

Higor Santana*

Só em janeiro de 2019 foram registradas 498 apreensões de armas de fogo. O que equivale a mais de 16 armas por dia. Em um balanço de ações realizado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, entre março de 2017 a fevereiro de 2018, foram apreendidas 6.067 armas de fogo em todo o Estado. Segundo a Corporação, esse número representa uma média de 505 armas apreendidas por mês. 

A apreensão de armas é uma ação rotineira de combate à violência e a preservação de vidas. Em uma ação realizada pela PM em prol da retirada de armas de fogo de circulação, só no último fim de semana, 42 armas foram apreendidas. Durante todo o ano de 2016, a PM registrou a apreensão de 3.500 armas. Ainda de acordo com o balanço, nos primeiros 15 dias janeiro de 2017, a Polícia Militar registrou a apreensão de 175 armas de fogo. 

Continua após a publicidade

Sobre a origem das armas, o balanço divulgou que 5% são vindas dos Estados Unidos; 1,3%, da Argentina; 1,1%, da Itália; 1%, da Áustria; 0,4% da República Tcheca; e 0,1% de Israel. Além disso, 11% das armas não têm informações e 9,5% são de outros locais.

Além das armas, mais de 6,6 toneladas de drogas foram apreendidas pelas forças policiais goianas de 1º a 31 de janeiro de 2019. De acordo com relatório do Observatório de Segurança Pública, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 239,51% nas apreensões de entorpecentes.

Para o atual secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, o resultado é consequência do aumento do número de policiais nas ruas. Cerca de 200 policiais que estavam em funções administrativas já foram recolocados no policiamento ostensivo e preventivo. “A meta é chegar a 500”, disse o titular da SSP.

Incentivo

No ano passado, o ex-secretário de segurança pública, Ricardo Balestreri, apresentou um projeto para incentivar os policiais militares a apreender mais armas de fogo, e cumprir mais mandados de prisão. Na ocasião, seriam oferecidos prêmios financeiros, custeados com recursos do governo estadual, para os policiais que cumprissem mandatos e apreensões. 

Ações

Neste último fim de semana, a PMGO apreendeu 42 armas de fogo em um período de 72 horas, em todo o Estado. Todas as armas encontradas na ação eram ilegais e vão contra o que está previsto no Estatuto do Desarmamento. 

No último dia (08), policiais militares de Acreúna, Goianésia, Aparecida de Goiânia e Anicuns apreenderam uma arma artesanal, dois revólveres e uma espingarda. Já em Porangatu, os PMs apreenderam duas espingardas e um rifle em apenas uma atuação. 

Já as apreensões na madrugada de domingo (11), foram localizadas 15 armas de fogo nos municípios de Goiânia, Luziânia, Caldas Novas, Paraúna, Quirinópolis, Catalão, Flores de Goiás, Formosa, Nova Glória, Aparecida de Goiânia e Cachoeira Alta.

As ações de domingo para segunda (12) resultaram na apreensão de mais armas nos municípios de Valparaíso de Goiás, São Luís do Norte, Goiânia, Ipameri, Itumbiara e Águas Lindas de Goiás. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também