Governador assina ordem de serviço da reforma e reestruturação do Hemocentro

Durante cerimônia, Ronaldo Caiado destacou que a bandeira de seu governo é atender a população com dignidade e eficiência, relembrando seu projeto de regionalização da saúde em Goiás. Foto: Divulgação

Postado em: 04-12-2019 às 13h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador assina ordem de serviço da reforma e reestruturação do Hemocentro
Durante cerimônia, Ronaldo Caiado destacou que a bandeira de seu governo é atender a população com dignidade e eficiência, relembrando seu projeto de regionalização da saúde em Goiás. Foto: Divulgação

Jorge Borges

Em solenidade na manhã desta quarta-feira (4), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) assinou a ordem serviço para a reforma da sede do Hemocentro, em Goiânia. Na ocasião, o chefe do executivo voltou a afirmar que o Governo tem trabalhado para atender as demandas dos goianos e destacou que “cargo público não foi feito para enriquecer ou muito menos, para se vangloriar e aproveitar do cargo para projetos pessoais. Nós temos um único objetivo: que é atender à população do nosso Estado”, ratificou.

A obra terá uma ampliação de 65% da área construída atualmente e, tem como objetivo, ampliar a capacidade de coleta, além de oferecer maior conforto e praticidade a colaboradores, doadores e pacientes com doenças ligadas ao sangue. A partir de janeiro do ano que vem, a unidade também passará a realizar o procedimento de transplante de medula óssea. Previsão é de que a reestruturação dure aproximadamente cinco meses (cerca de 150 dias) com o custo de R$ 5,16 milhões que já foram integralmente repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idetech), OS responsável por gerenciar o Hemocentro.

Continua após a publicidade

Relevância Social

Durante a cerimônia, o governador salientou a importância das obras, principalmente no âmbito social. “Em uma de minhas conversas com o professor Nion, em 2010, ele me disse: ‘olha Caiado, nós precisamos entender que nós temos que fazer as obras, mas precisamos acima de tudo, dar o cunho social aos nossos governos. Nós não podemos distanciar mais o atendimento às pessoas. É fundamental que o cidadão se sinta bem atendido, que tenhas serviços de qualidade’”. Caiado disse que esse fato, teve um aspecto marcante e tem influenciado muito sua primeira gestão como chefe do executivo. 

“Primeiro porque não acho nada mais desrespeitoso do que você iniciar uma obra – como nós temos em Goiás, mais de 400 inacabadas – e as deixarmos deteriorando sem que de fato cumpram sua função que é de atender a população. E o segundo ponto é: por que o que é público tem que ser desarrumado, sujo e quebrado? Porque não pode ser o mais bonito? As pessoas acham que vão ao hospital público e chegando lá, precisa conviver com banheiro quebrado, teto mofado, fiação elétrica do prédio toda desencapa oferecendo risco sob a desculpa que a deteriorização se deu porque é público”, declarou Caiado.

Caiado destacou ainda que “é preciso mostrar ao cidadão e criar a cultura de ensinar que o que é público, é dele. Por isso estamos trabalhando fortemente com dois vetores: Seja um Estudante de Atitude e os Heróis Anônimos. Cidadãos comuns, que irão receber no próximo dia 19, uma Comenda com todas as honrarias de Estado, que por iniciativa própria tiveram atitudes que modificaram o lugar onde moram.”

Regionalização da saúde

Em sua fala, o governador voltou a lembrar sobre seu plano de regionalização da saúde por meio da construção de policlínicas e informou que a primeira unidade será inaugurada em fevereiro de 2020, na cidade de Posse. “Não dei nem um dia a mais ao Ismael para a entrega da obra. A policlínica de Posse é o seguinte: o cidadão mais humilde, aquele que anda 400 quilômetros, 800 ida e volta, para realizar uma hemodiálise, vai ter uma van que vai buscar essa pessoa na porta de casa juntamente com outros pacientes para atendimentos com médicos de 15 especialidades diferentes”, salientou.

Ronaldo Caiado destacou ainda que a policlínica de Posse contará com equipamentos de ponta para a realização de exames de imagem. “Em Posse teremos ressonância magnética, tomografia, mamografia, tudo de ponta para que o cidadão quando entrar em um desses locais seja atendido como os pacientes do Albert Eisten e do Sírio Libanês, em São Paulo.”

Após a cerimônia, Caiado em coletiva à imprensa, reafirmou tudo que ele já havia dito durante sua fala e disse que “até o Governo está dependendo da Enel para que a empresa faça a ligação da nova policlínica em Posse, para que possamos instalar os equipamentos” e finalizou declarando que “o Regime de Recuperação Fiscal está sempre no horizonte do Governo, até porque precisamos ter condições de alcançar contratos”, concluiu o governador.

Autoridades

O evento ocorreu na sede do Hemolabor, que após a reestruturação, levará o nome do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, e contou com a participação da ex-primeira dama e viúva do professor, Geralda Borges, do vice-governador, Lincoln Tejota (PROS), do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. 

Representando o prefeito de Goiânia, Íris Rezende, estava presente a secretária municipal de saúde, Fátima Mrue. Além de outros familiares de Nion, dentre eles o neto e deputado estadual, Thiago Albernaz (SOLIDARIEDADE) e diretores do Hemocentro e da OS que gerencia a unidade de saúde. 

 

Veja Também