Governo de Goiás implementa programa de integridade no Estado

Objetivo é detectar, punir e remediar práticas de fraude, desvios éticos ou de conduta no serviço público - Foto: Divulgação

Postado em: 09-12-2020 às 14h45
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás implementa programa de integridade no Estado
Objetivo é detectar, punir e remediar práticas de fraude, desvios éticos ou de conduta no serviço público - Foto: Divulgação

Luan
Monteiro

O Governo de Goiás implementou na manhã desta
quarta-feira (9) o Programa Estadual de Integridade do Estado de Goiás, que
visa detectar, punir e remediar fraudes, desvios éticos ou de conduta no
serviço público.

A cerimônia ocorreu no Auditório Mauro Borges e
contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), e do vice-governador
Lincoln Tejota (Cidadania), além dos presidentes do Judiciário, Legislativo,
Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios, do Ministério
Público e Defensoria Pública, que assinaram o Protocolo de Intenções.

Continua após a publicidade

“Em Goiás, o combate à corrupção tem jeito, tem como ser implantado e é possível colher resultados”, afirmou o governador durante a solenidade. “Essa é uma marca nossa para dizer ao cidadão que ele receberá saúde, segurança, educação de qualidade. Mas sem ter que sequestrar dinheiro dos prefeitos, como foi feito durante muito tempo, sem programas pedagógicos e sem maquiagem nas contas”, assegurou Caiado. 

Para o governador, o protocolo assinado provavelmente se tornará um exemplo do compliance mais amplo do País, já que reúne todos os poderes e órgãos públicos independentes do Estado. O líder do Executivo citou alguns dados referentes ao tema e falou das medidas tomadas. 

Segundo Caiado, Goiás possui 1,4 mil processos disciplinares e de sindicância abertos no Executivo. Desse total, 300 são passíveis de serem solucionados via termo de ajustamento de conduta (TAC), pois englobam crimes de pequeno potencial lesivo. “Aliviamos, assim, o custo de R$ 100 mil, por cada processo. Temos um resultado rápido e que não cria situações de procrastinação”, explicou o governador.

Veja Também