Presidente da Federação Espanhola é denunciado por violência sexual contra jogadora

O caso aconteceu durante a entrega de medalhas as campeãs da Copa do Mundo feminina e foi transmitido ao vivo

Postado em: 22-08-2023 às 09h28
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente da Federação Espanhola é denunciado por violência sexual contra jogadora
O caso aconteceu durante a entrega de medalhas as campeãs da Copa do Mundo feminina e foi transmitido ao vivo | Foto: Reprodução

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi denunciado por violência sexual após ter beijar à força a jogadora Jenni Hermoso da seleção feminina da Espanha. O caso aconteceu durante a entrega de medalhas as campeãs da Copa do Mundo feminina e foi transmitido ao vivo.

A denúncia foi feita por Miguel Galán, presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), que pediu ao pediu Conselho Superior de Esportes (CSD) que seja aberto uma investigação contra Rubiales.

Na denúncia, Rubiales é acusado de infringir a Lei 39/2022 do Esporte. Galán define o acontecido como “um ato sexista intolerável no esporte”.

Continua após a publicidade

Galán também cita o protocolo de ação contra violência sexual contra jogadores e jogadoras previsto pela RFEF. O artigo 14 do documento inclui “beijo à força” como um dos atos de “conduta inaceitável que acarretará consequências imediatas”.

Agora cabe ao Conselho Superior dos Esportes encaminhar ou não a denúncia para o Tribunal Administrativa do Esporte (TAD), da Espanha.

Leia também: Espanha vence Inglaterra e é Campeã Mundial

Entenda: violência sexual contra jogadora espanhola

Luis Rubiales fazia parte da cerimônia de entrega de medalhas e da taça da Copa do Mundo às jogadoras da Espanha no último domingo (20). Após abraçar Jenni Hermoso, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol segurou a jogadora pelo rosto e, em seguida, deu um beijo na boca da atleta.

Nas redes sociais, a meio-campista disse que “não gostou” da atitude, mas depois amenizou a situação.

Veja Também