Juca Kfouri desce a lenha na corrupção no futebol

Postado em: 02-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Implacável denunciador da corrupção no esporte mais popular do país, o futebol, o jornalista Juca Kfouri é o convidado de hoje do programa Espaço Público, ao vivo, às 23h, na TV Brasil. Apresentado por Paulo Moreira Leite, o debate conta com a participação de Florestan Fernandes Júnior.

Prestes a completar 66 anos, já aos 32 Kfouri integrava uma equipe de profissionais da imprensa que trazia à tona um grande escândalo. Em reportagem de 1982, os jornalistas revelaram a compra de jogadores para garantir resultados de interesse de apostadores em jogos da Loteria Esportiva.

Seja em jornais impressos, seja em revistas, no rádio, na tevê ou na internet, o paulistano formado em Ciências Sociais pela USP deixa sua marca como um dos mais ferinos comentaristas esportivos bra­sileiros. No ano passado, ele lamentou que a Comissão Parlamentar de Inquérito da CBF/Nike, na Câmara dos Deputados, tivesse sido sabotada pela bancada da bola e terminado sem que o relatório final sequer fosse votado. Por sua vez, viu méritos em outra CPI, no Senado, que indiciou vários cartolas, incluindo Ricardo Teixeira, e, segundo ele, deixou claro para a opinião pública “que a corrupção no futebol brasileiro não era fruto da cabeça de alguns pou­cos jornalistas”.

Ainda em 2015, Juca Kfouri acompanhou o nascimento de mais uma CPI destinada a investigar a cartolagem do futebol brasileiro, desta vez proposta e presidida pelo senador e ex-craque Romário. O jornalista foi ouvido pela presidenta Dilma Rousseff para a elaboração de medida provisória que institui o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro, pelo qual os clubes têm a chance de refinanciar dívidas com a União, desde que adotem rigorosas regras de gestão. A MP contém, ainda, propostas do Bom Senso Futebol Clube, movimento surgido em 2013, por iniciativa de jogadores insatisfeitos com os rumos do esporte no país.

Juca Kfouri foi diretor das revistas Placar e Playboy; comentarista esportivo do SBT e da Rede Globo; apresentador dos programas Bola na Rede, na RedeTV, e Juca Kfouri ao Vivo, na rede CNT; colunista do jornal O Globo; apresentador do CBN EC, na rede CBN de rádio. Hoje atua na ESPN-Brasil e é titular de uma coluna na Folha de S.Paulo. Pai de quatro filhos, ele ainda tem cinco livros publicados: A Emoção Corinthians (1982), Corinthians, Paixão e Glória (1996), Me­ni­nos, Eu Vi… (2003), O Passe e o Gol (2005) e Por Que Não Desisto – Futebol, Poder e Política (2009). 

Compartilhe: