Filmado com celular e elogiado em festivais, ‘Tangerine’ impressiona

Sean Baker foi elogiado no Festival de Sundance, no ano passado, por três motivos principais. Primeiro, por ter feito um filme considerado

Postado em: 03-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Sean Baker foi elogiado no Festival de Sundance, no ano passado, por três motivos principais. Primeiro, por ter feito um filme considerado bom. Depois, pela técnica inovadora utilizada no longa. Por mim, pela opção “autêntica” e corajosa na escalação do elenco. Em cartaz em Goiânia na mostra O Amor, a Morte e as Paixões, no cinema Lumière do Shopping Bougainville, Tangerine ganhou destaque na mídia por ter sido filmado inteiramente com smartphones (a qualidade impressiona, e os desavisados talvez sequer percebam a di­fe­rença entre este e um filme tradicional) e por inserir na tra­ma personagens transgêneros interpretados por… transgêneros – uma escolha que poderia soar natural, mas que, infelizmente, ainda sur­­preende. Ho­nes­tamente, não entendo por que Hollywood ainda insiste em…”, começa a explicar o diretor americano, antes de dar uma pausa e soltar um suspiro aparentemente de frustração. “O que quero dizer é que eu jamais teria sequer considerado a possibilidade de usar cisgêneros (pessoas que se identificam com o gênero com que nasceram) nes­ses papéis.

A comédia dramática começa com a garota de programa Sin-Dee Rella (Kitana Kiki Rodriguez) descobrindo que seu namorado (e cafetão) a traiu enquanto ela estava na prisão. Ao lado da amiga Alexandra (Mya Taylor), sai à procura do rapaz pelas ruas de Los Angeles, na esperança de se vingar. Baker conheceu as duas atrizes numa instituição da cidade dedicada a fornecer informações e programas para a comunidade LGBT. “De um ponto de vista ético, sabemos que transgêneros têm dificuldade de encontrar trabalho. Há poucos papéis oferecidos para eles. Se vo­cê tem em mãos um filme protagonizado por pessoas assim, então por que não convidá-las?”, questiona Baker, numa referência ao hábito dos grandes estúdios de escalarem atores cis para viver transgêneros no cinema. “Temos que ir atrás delas e contratá-las. Há muito talento por aí que ignoramos”.

Outro fator pesou na escolha de Baker pela dupla: ele quis transpor naturalidade para as atuações. “Os transgêneros trazem consigo as experiências pessoais deles. Kiki e Mya, além de serem talentosas e de terem estudado artes cênicas no colégio, entenderam minha sensibilidade e sabi­am que eu queria realismo. Também criei um set bem casual, de maneira que todos se sentissem confortáveis e calmos”.

Continua após a publicidade

O ‘set casual’ a que o diretor se refere consiste em locações ao ar livre, uma e­quipe reduzida e equipamentos pequenos. Foram usados três iPhone 5s, uma lente anamórfica (que adapta as imagens para o formato de cinema) acoplada ao celular, um aplicativo de US$ 8 para a correção de cores e um tripé especial para ajudar a suavizar os movimentos de câmera. (Agência O Globo) 

Veja Também