Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Empolgação pode gerar desgaste na coluna

Agachar com os joelhos flexionados em vez de dobrar a coluna são algumas dicas para evitar danos

Postado em: 06-02-2016 às 00h00
Por: Redação

OCarnaval é uma das festas mais agitadas do mundo. Naturalmente, quem adora a folia não deixa de comemorá-la, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde. Para isso o quiropraxista Rodrigo Fröhlich, da clínica Coluna em Movimento, dá algumas dicas.

“Carnaval não significa necessariamente diversão para nossa coluna. Nessa época, atendimentos ortopédicos como problemas nas articulações, músculos e tendões aumentam bastante”, lembra Rodrigo. Algumas das atividades praticadas durante a folia mais famosa no Brasil sobrecarregam a coluna, muito mais do que na vida cotidiana, e somente pessoas que têm um preparo contínuo estarão menos propensas a sofrer nessa temporada de acordo com o quiropraxista.

“É muito importante tomar alguns cuidados para não se prejudicar no feriado. Quem vai participar de desfiles deve lembrar que vai ficar muito em pé, não só durante o cortejo, mas antes dele. Muitas vezes, o tempo de espera é maior do que o tempo de desfile, que deve ser bem aproveitado”, esclarece.

Continua após a publicidade

Alongamento para evitar fadiga muscular e posições alternadas são as principais dicas. “Indico também levar outras vestimentas para poder se sentar no chão antes de colocar a fantasia e deixar para vesti-la, no último momento, pois o calor só aumenta o estresse do corpo”, destaca.

Para as mulheres que costumam usar salto alto, Rodrigo aconselha um cuidado maior: “Nesses momentos, especialmente para quem tem problemas de coluna, o uso desse tipo de calçado só piora a dor e a carga”.

E valem outras dicas durante a folia: evitar olhar para baixo durante longas horas, agachar com os joelhos flexionados em vez de dobrar a coluna para executar tarefas e evitar carregar cargas excessivas são essenciais para evitar lesões.

Cuidado com álcool

Ao longo do Carnaval, o álcool é bastante consumido pelos foliões, por isso o quiropraxista alerta sobre o perigo da bebida por ser um relaxante muscular. “Quando consumimos qualquer tipo de álcool, ele estimula a musculatura, que está tensa. Para as pessoas que vão desfilar ou pular Carnaval nas ruas, meu conselho é que bebam com moderação”, adverte.

O especialista esclarece que, ao consumir bebidas alcoólicas, o relaxamento dos músculos da pessoa permite que a gravidade atue com mais força sobre a coluna, especialmente a coluna lombar e dorsal (os ombros vão para frente). “A tensão muscular (resultante dos problemas da coluna vertebral) serve para dar apoio à coluna e as articulações, servindo como proteção natural. O cérebro causa esse reflexo para limitar o movimento, pois isso poderia prejudicar a coluna e piorar ainda mais”, finaliza.

 

Veja Também