Além da Ciudad Vieja, gastronomia e agitação

Montevidéu não se limita às atrações da Ciudad Vieja. Há praias e outros pontos turísticos que valem uma visita, como o Prado,

Postado em: 15-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Além da Ciudad Vieja, gastronomia e agitação

Montevidéu não se limita às atrações da Ciudad Vieja. Há praias e outros pontos turísticos que valem uma visita, como o Prado, um charmoso bairro nobre, o Jardim Botânico, a Fortaleza, e o Estádio Centenário, palco da primeira final de uma Copa do Mundo em 1930, quando duelaram Uruguai e Argentina, com vitória dos donos da casa por 4 X 2. Sem contar as praias, que na cidade não se sabe ao certo se são de água doce ou salgada, pois é onde o volumoso Rio da Prata desemboca no Oceano Atlântico, que por vezes invade a foz do rio.

O Prado foi o primeiro bairro de verão de Montevidéu, onde se encontra a maioria das melhores residências de Montevidéu e alguns casarões históricos. Com suas ruas tranquilas e o enorme parque arborizado, o Prado goza de uma das melhores paisagens que se tem da cidade. Pode-se visitar o Jardim Botânico, situado na Rua 19 de Abril, nº 1.181, que conta com uma enorme variedade de árvores de todo o mundo e também espécies nativas. Fica aberto todos os dias das 7h às 18h, com entrada gratuita. No parque do Prado, o visitante pode desfrutar de suas árvores, do córrego Miguelete, o Rosedal, da fotogaleria a céu aberto (exibição de fotografias antigas da cidade). Em seu passeio, faça uma pausa para saborear um delicioso chá no Hotel Prado, um luxuoso edifício onde é possível tomar o chá como em épocas antigas.

Fortaleza de Montevidéu

Continua após a publicidade

Seu nome é Fortaleza General Artigas, mas é conhecida como “Fortaleza del Cerro”. Localiza-se no Cerro de Montevidéu, em sua parte mais alta, a 134 acima do nível do mar. Sua função na antiguidade era proteger o porto e a população de Montevidéu. Foi a última construção espanhola no Uruguai. Hoje em dia, possui um museu de armamentos e uma exposição da historia militar uruguaia.

Estádio Centenário

O Centenário é onde joga normalmente a Seleção Uruguaia de Futebol, e tem capacidade para 65.235 espectadores. Construído para sediar a Copa do Mundo de 1930, foi inaugurado com atraso devidas às chuvas em 18 de julho de 1930, com o jogo Uruguai 1 X 0 Peru. O nome se deve à celebração do 100º aniversário da primeira Constituição do Uruguai. O Centenário recebeu dez jogos do Mundial, incluindo a final entre Uruguai e Argentina. Também recebeu jogos dos Copa América de 1942, 1956, 1967 e 1995 (todas vencidas pelo Uruguai). Dentro do estádio há um Museu do Futebol, com histórias sobre sua construção e grandes clássicos realizados. Foi eleito patrimônio cultural da humanidade. 

Praias de areia fina

A cidade tem praias de areia fina e branca e de águas calmas, únicas em extensão que fazem as delícias dos turistas. Entre elas estão a Praia Pocitos, com superfície plana e areia branca, ideal para compartilhar em família. Localiza-se a apenas dez minutos do Centro de Montevidéu. Outra boa praia é a do Buceo, que tem quiosques e salva-vidas. A poucos metros está o Museu Oceanográfico de Montevideo. A Praia Malvin é uma grande baía de águas calmas, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica da costa montevideana.

Para comer rezando

A gastronomia do Uruguai é rica em sabores. Assim sendo, a grande especialidade é a típica parrilla (churrasco feito sobre lenha, e não carvão, que lhe dá um sabor inexplicável), as­sim como as morcillas e as pamplonas (rolos de frango ou de carne de porco recheados) as batatas e batatas-doces al plomo (assadas envoltas em papel alumínio). Além disso, não deixe de provar o típico molho de chimichurri (feito à base de salsa, alho, cebola, tomilho, orégano, pimentão, vinagre e azeite de oliva). Entre as sobremesas, o doce de leite – simplesmente o melhor do mundo – é o ingrediente central por excelência e para combinar com tudo isso, não deixe de provar algumas bebidas típicas, como os vinhos derivados da uva tannat, característica do Uruguai, e as cervejas uruguaias pilsen Patricia e Norteña.

Por fim, à noite de vá ao Baar Fun Fun. Fundado em 1895, fica na Calle Soriano, nº 922, per­to da Praça Independência. É famoso, além dos seus shows de tango e candombe, uma espécie de salsa uruguaia, também por duas bebidas criadas pelo antigo proprietário, e cujas fórmulas são mantidas sob sete chaves pelos descendentes do criador. As bebidas são o Peguloe e a Uvita, a preferida de Carlos Gardel. O ambiente é aconchegante, e lembra muito os antigos bistrôs dos anos 1930. Mas antes de ir, é preciso reservar, pois o Fun Fun é referência na vida noturna de Montevidéu e está sempre lotado, principalmente de turistas. O melhor dia para ir é na sexta, quando há shows de tango e candombe. Quanto à cozinha, é variada, mas não serve as parrilladas, apenas petiscos, pizzas e sanduíches.

 

Veja Também