Quinta-feira, 28 de março de 2024

Nutrólogo João Curvo fala sobre alimentação saudável no ‘Sem Censura’

O Sem Censura desta segunda (15), às 17h, na TV Brasil, recebe o nutrólogo João Curvo para um papo com Leda Nagle

Postado em: 15-02-2016 às 00h00
Por: Redação

O Sem Censura desta segunda (15), às 17h, na TV Brasil, recebe o nutrólogo João Curvo para um papo com Leda Nagle sobre alimentação saudável no verão. O especialista dá dicas de como não exagerar na comida e bebida nesta época do ano.

“Nunca vi ninguém engordar por causa de uma fatia de bolo e dois brigadeiros. O problema é você comer todo dia isso. O doce vicia”, afirma o profissional. Ele explica que tudo depende da frequência, da quantidade e do que a pes­soa come.

Sobre a redução de peso, João Curva ensina como funciona a dinâmica do corpo humano com diferentes tipos de alimento. “A proteína nos ajuda a emagrecer, porque quando a gente não dá energia de fonte imediata, que é o carboidrato, o organismo busca outras fon­tes. Temos que arrumar formas, de fazer com que o organismo peça me­nos”, pontua o nutrólogo.

Continua após a publicidade

O especialista ainda compartilha sugestões simples que podem ser colocadas em prática na rotina. “Comer de três em três horas nos intervalos das refeições ajuda a controlar o apetite”, ensina.

Nesta edição, o Sem Censura especial ainda conta com a participação da advogada Melissa Areal Pires. Ela explica a relação entre usuários e planos de saúde. A advogada analisa os procedimentos médicos que vão parar nos tribunais brasileiros devido ao litígio entres os clientes de planos de saúde e as operadoras.

O entomólogo Anthony Érico Gui­ma­rães fala sobre o crescimento do número de mosquitos no verão, época de temperaturas altas e chuvas constantes. Ele explica as principais características do mosquito Aedes aegypti que transmite dengue, chikungunya e zika. Já o especialista em análises clínicas, Marcos Collovati, mostra um aplicativo que faz diagnóstico da dengue.

O momento musical do programa fica por conta dos instrumentistas Gilson Peranzzetta e Mauro Senise. Os artistas abordam o disco Dois na Rede, que celebra os 25 anos de parceria da dupla. “O improviso tem toda uma estrutura. Você tem que contar uma história, precisa ter uma ligadura”, conta o saxofonista Mauro Senise que relata suas preferências. “Eu gosto de ensaiar, exatamente para ficar livre para improvisar na hora”.

Já o arranjador e pianista Gilson Peranzzetta destaca a importância do aprendizado contínuo na rotina. “Quem não ouve não aprende, eu ouço tudo”, declara. “Quem trabalha no que gosta todo dia é feriado”, comenta sobre a dedicação ao seu trabalho artístico. 

Veja Também