Quinta-feira, 28 de março de 2024

Estão abertas inscrições para a 2ª edição do PirenópolisDoc

Uma verdadeira reunião para se discutir, conhecer e impulsionar o documentário produzido em todo o País. Em sua segunda edição, o PirenópolisDoc

Postado em: 17-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Uma verdadeira reunião para se discutir, conhecer e impulsionar o documentário produzido em todo o País. Em sua segunda edição, o PirenópolisDoc promove durante os dias 3 e 7 de agosto uma mostra de produções documentais em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 1º de abril por meio do site www.pirenopolisdoc.com.br.

Promovido pela Violeta Filmes e Maricota Produções, podem ser inscritos filmes e videodocumentários realizados no Brasil ou em co-produção entre Brasil e outro(s) país(es), finalizados a partir de janeiro de 2015. O PirenópolisDoc abarca duas categorias em seu processo de seleção: competição de documentários de longa ou média-metragem (a partir de 31min) e competição de documentários de curta-metragem (até 30min).

Ainda sobre o regulamento, podem ser inscritos documentários sobre qualquer te­ma, produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras de celulares, câmeras digitais e em película 16 mm e 35 milímetros. O festival tem como proposta estimular o pensamento crítico e gerar discussões sobre o gênero cinematográfico.

Continua após a publicidade

Além da exibição dos filmes, o evento ainda promove debates, bate-papos e cursos. De acor­do com a coordenadora do PirenópolisDoc, Fabiana Assis, o festival é uma oportunidade para estimular a reflexão sobre o do­cumentário. “A ideia é que o festival possa fazer um mapeamento dessa produção. Descobrir onde estão os filmes sobre diversos te­mas que tratam da realidade brasileira através do recurso audiovisual”, reitera.

Durante quatro dias, uma reunião de cineastas, produtores culturais, amantes e cinéfilos se reuniram no Cine Pireneus para discutir e conhecer documentários produzidos em todo o País. Em sua primeira edição, em 2015, o PirenópolisDoc exibiu mais de 30 filmes e realizou homenagens a grandes nomes do cinema, a exemplo de Vladimir Carvalho. 

Um cinema em Art Déco

Considerado por muitos como um dos prédios mais bonitos da cidade de Pirenópolis, o Cine Pireneus encontra-se na Rua Direita, próxima à Igreja Matriz de Nossa Se­­nhora do Rosário. O cinema foi construído em 1929 pelo padre Santiago Uchôa, em estilo neoclássico. Em 1936 sofreu uma reforma e sua fachada foi alterada para o estilo Art Déco. Hoje, funciona para diferentes manifestações culturais. O Pirenópolis.doc é realizado por meio do Fundo Estadual de Cultura.

ANOTE

PIRENÓPOLIS.DOC

Data: 3 a 7 de agosto

Local: Cine Pireneus (Pirenópolis)

Inscrições gratuitas: www.pirenopolisdoc.com.br 

Veja Também