MIS|Goiás lança catálogo com imagens históricas da Praça Cívica

Iniciativa di Museu da Imagem e do Som quer resgatar a importância do local para a história de Goiânia

Postado em: 23-02-2016 às 00h00
Por: Redação

O Museu da Imagem e do Som de Goiás lan­ça hoje, às 20 horas, o catálogo Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem. O evento será na cal­çada e no hall de entrada do Museu, no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Esta é a primeira experiência de utilização da praça como espaço de lazer e cultura depois do pro­cesso de requalificação do local.

O lançamento vai movimentar o espaço aberto com performances, música e vídeos. A expectativa é estimular o público a se apropriar da praça e a utilizar com mais frequência os equipamentos culturais disponíveis no Centro Cultural. O evento tem a parceria do discotecário Alexandre Perini, do produtor cultural Guilherme Wohlgemuth, do artista Cleber Damázio, do empresário Carlos Júnior e da Confeitaria Cravo e Canela.

O catálogo Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem integra a série Cadernos de Fotografia do MIS|Goiás, que já editou trabalhos de fotógrafos pioneiros como Silvio Berto, Priscila Barbosa, e de jovens ta­lentos como Samuel Costa, dentre outros. A publicação retrata as imagens da exposição de mesmo nome que foi montada na sala Alois Feichtenberger do MIS

Continua após a publicidade

Visitação 

A exposição fica em cartaz até 30 de maio próximo, de terça a sexta feira, das 9h às 17h30. São mais de 40 imagens da Praça no período de 1930 a 1980, produzidas por fotógrafos que registraram a construção e o crescimento de Goiânia, como Alois Feich­tenberger, Sílvio Berto, Antônio Pereira da Silva, Hélio de Oliveira, Anníbal Machado, Eduardo Bilemjian, ColonVist.

Além da exposição e do lançamento do catálogo, o MIS|GO, por meio do Núcleo de Ação Educativa, programou uma série de visitas mediadas à exposição para envolver o visitante com o diá­logo e a prática da fotografia.

A curadoria é da historiadora Keith Valéria Tito, diretora do MIS|Goiás e gerente de Museus da Seduce e do arquiteto Marcílio Lemos, che­fe do Núcleo de Obras e Re­cu­peração do Patrimônio. Os curadores esclarecem que o conceito da exposição surgiu da necessidade de compartilhar com o público as imagens das transformações da Praça desde o momento de sua implantação, evidenci­an­do o traçado e os edifícios públicos projetados por Attílio Correa Lima, arquiteto responsável pela construção de Goiânia.

Além do traçado, a exposição abrange temáticas co­mo paisagismo; aspectos socioculturais, religiosos e, tam­bém, importantes manifestações políticas ocorridas na praça como a deposição do governador Mauro Borges, a campanha Pró Diretas Já, e outras. A ideia é fazer com que a comunidade perceba a praça não somente como um local de passagem, mas também de lazer, de entretenimento e de sociabilidade.

 

Veja Também