Expedições visita o Arquipélago de Anavilhanas, no Amazonas

Hoje, às 19h, na TV Brasil, a equipe do programa Expedições viaja até o interior do Amazonas para documentar o Parque Nacional

Postado em: 23-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Expedições visita o Arquipélago de Anavilhanas, no Amazonas

Hoje, às 19h, na TV Brasil, a equipe do programa Expedições viaja até o interior do Amazonas para documentar o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Para chegar a esse paraíso, os aventureiros vão sair de Manaus de carro, pegar a estrada AM-70 e atravessar o coração da Floresta Amazônica até chegar a Novo Ai­rão, a cidade mais próxima dessa unidade de conservação. 

Localizado no Rio Negro, o arquipélago é formado por um conjunto de 400 ilhas em um trecho de 130 km de extensão por 20 km de largura. No programa da TV Brasil, os expedicionários registram os desafios para preservar a imensidão desse arquipélago. Segundo a administração do parque, eles contam com a colaboração das populações locais.

A Estação Ecológica de Anavilhanas foi criada em 1981. Em 2008, foi transformada em Parque Nacional, o que atraiu pesquisadores do mundo inteiro. Lá, os aventureiros encontram uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que estuda a biodiversidade local. Eles levam os visitantes da emissora pública para desbravar toda a região e acompanhar os estudos sobre o poraquê, uma espécie de peixe-elétrico típico da Amazônia. 

Continua após a publicidade

O Parque Nacional está aberto o ano todo para os turistas. Na temporada de seca, é possível conhecer as praias, as trilhas aquáticas, os igarapés e ainda ver o boto vermelho da Amazônia. Tudo isso será documentado e retratado neste episódio pelo time que reúne a apresentadora Aline Dale, o fotógrafo Rodrigo Serrado, o cinegrafista Fabio Serfaty e o diretor Lucas Saldanha. 

Veja Também