Escovando os dentes do seu cão

Criar um hábito desde cedo auxilia na manutenção da saúde bucal dos pets, evitando doenças e mau hálito

Postado em: 25-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Escovando  os dentes do seu cão
Criar um hábito desde cedo auxilia na manutenção da saúde bucal dos pets, evitando doenças e mau hálito

O mau hálito não é uma exclusividade dos se­res humanos e isso está bem cla­ro para quem tem pets em ca­sa. É comum tutores per­ce­berem e se queixarem de um odor desagradável quando chegam perto dos bichinhos. No caso de um cão, pode indicar que existe um problema ou doença. Problemas digestivos, renais e, até mesmo, dia­betes estão entre os males que tem a halitose como sintoma. A gen­givite é outro problema que pre­cisa ser examinado por um veterinário, que tem como principal causador o acúmulo de placas bacterianas na boca do animal.  

Quando o mau hálito está relacionado com problemas odon­to­lógicos, algumas mudanças no comportamento do pet podem ser observadas, como esfregar muito o focinho no chão, passando a pata na boca ou evitando comer. A partir do diagnóstico, pode ser sugerida uma limpeza profissional para remover placas e tártaro dos dentes e uma atenção especial a áreas onde os dentes encontram as gengivas. 

A melhor forma de se prevenir o acúmulo das placas bacterianas nos dentes do animal é a escovação – e o ideal é que seja feita diariamente. Como as placas se formam em até 48 horas após a refeição, a escovação também pode ser feita em dias alternados; se o cão estiver saudável, três vezes por semana são suficientes. Para verificar se o animal está com a saúde bucal em dia, ele deve ir ao dentista a cada seis meses.

Continua após a publicidade

Mas a tarefa de escovar os dentes de um cachorro não é das mais fáceis, principal­ment­e se ele não for acostumado desde filhote. O objetivo principal é criar uma rotina, para que o momento não seja tão estressante. O Essência reuniu algumas dicas para escovar os dentes do seu pet:

Acostume o cão com seu contato

Os animais precisam ser condicionados a aceitarem o contato humano na região da bo­ca. Por isso, os tutores precisam ter paciência e alguns truques podem ajudar nisso. Primeiro, comece a acariciar o rosto do animal. Mexa também no focinho. Lembre-se de recompensar o animal todas as vezes que ele aceitar o toque humano na região da boca e rosto. Isso mostra que ele fez algo correto.

Com o dedo, massageie a gengiva do animal. O cão precisa se acostumar com o contato do dedo dentro da boca. Faça isso até que o animal se sinta confortável com isso. Coloque uma gaze no dedo e massageie a gengiva do animal. A ideia é que ele se acostume com uma textura nova dentro da boca.

Escolha o melhor momento

É importante que, no momento da escovação, o cachorro esteja calmo e relaxado. O objetivo é conseguir criar uma rotina. Trabalhar a escovação diariamente é o ideal, mas se a boca estiver saudável, três vezes por semana já é o suficiente. Além do mau hálito, a formação de placas bacterianas pode gerar doenças na gengiva e queda de dentes. Também pode causar infecções dolorosas. Infecções graves podem se espalhar, causando risco de morte.

Escolhendo as ferramentas certas

É importante escolher uma escova ma­cia, para não machucar a gengiva do animal. Lembre-se também de optar por uma que seja compatível com o tamanho da boca do cachorro. A preferência é usar uma escova de dente feita especialmente para cachorros. As cerdas são mais suaves e especialmente anguladas. Escovas de dedo podem funcionar bem para cães abaixo de 13 kg. Para cães mai­ores, hastes maiores podem dar melhor alcance. 

Use apenas pasta de dentes para cachorros. Ela vem em sabores agradáveis para o cão, como frango ou carne. Nunca use a sua pasta de dentes, já que ela contém ingredi­entes que podem ferir o estômago do seu cão. Para acostumá-lo, po­nha um pouco de pasta na ponta do seu dedo. Deixe o cachorro lamber para que ele acostume com a textura e o sabor. Se após alguns dias ele se recusar a lamber a pasta, experimente um sabor diferente. 

Se atente à posição

Procure ficar em um local que deixe seu cão confortável. Não fi­que acima do seu cão nem assuma uma atitude ameaçadora. Ao invés disso, experimente se ajoelhar ou se sentar em frente ou ao lado dele. Avalie o nível de ansiedade do seu cachorro. Se ele parecer irritado, pare e tente de novo mais tarde. Tal­vez você precise dominar cada uma das seguintes etapas com o tem­po.

Faça movimentos circulares

Esta é a melhor forma de escovar os dentes do seu pet sem machucá-lo. Escove em círculos pe­quenos, indo aos extremos de ci­ma e de baixo em cada lado. Alguns sangramentos ocasionais podem acontecer, mas se for algo constante e intenso, talvez você esteja fazendo isso com muita força.

Vá aos poucos

Se o cachorro estranhar muito a escovação, comece com dois dentes por dia e vá aumentando o número de dentes ao longo dos dias. Foque mais no que estiverem com placas.

Dê uma recompensa

Se você der um biscoito ou algo do tipo para o seu cachorro após a escovação, ele vai relacionar o processo a algo positivo, o que vai facilitar muito o seu trabalho. Mantenha o humor leve enquanto estiver escovando os dentes do seu cão. Converse com ele durante a escovação diária, dizendo exatamente o que está fazendo. 

Fontes: Tudo Sobre Cachorro, Pet Cidade

 

Veja Também