Aparecida de Goiânia recebe mostra de teatro

‘1ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Circuito Paralelo Sonho e Arte na Periferia’ começa hoje

Postado em: 26-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia recebe mostra de teatro
‘1ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Circuito Paralelo Sonho e Arte na Periferia’ começa hoje

O Ponto de Cultura Cidade Livre realiza a 1ª Mostra de Teatro Cidade Livre: Aqui a Arte Pulsa! de hoje (26) até 5 de março próximo. Com três espetáculos em car­taz, a Mostra faz parte do Projeto Circuito Paralelo: Sonho e Arte na Periferia, que também promove atividades de formação, apresentação de grupo convidado, rodas de con­versa e projeção de filmes. A programação acontece no Teatro Cidade Livre, que fica no Bairro Cidade Livre, e no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), no bairro Madre Germana I, ambos em Aparecida de Goiânia. A entrada é franca em todos os espetáculos. 

Montado pela turma de adolescentes que integra o projeto, o primeiro espetáculo a ser exibido é o Na Porta da Rua. “Neste trabalho cênico, as histórias encenadas foram criadas pelos próprios atores, e tratam de temas do cotidiano desses jovens, remontando desde as memórias de infância, das brincadeiras nas ruas de terra de seus bairros, até os conflitos de familiares em suas casas”, relata a arte educadora e diretora da encenação, Takaiúna Correia. A peça inaugura a Mostra com apresentação no Colégio Cedimape – Centro Marista Divino Pai Eterno –, no Setor Madre Germana I – às 16h de hoje, e às 20h do dia 5 de março. 

O segundo espetáculo é o Todos São Felizes…, Mas Nem Tanto! Que tem como finalidade despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelos cuidados com o meio ambi­en­te. O espetáculo chama a atenção para uma questão comum do nosso dia-a-dia: onde devemos jogar o nosso lixo? Um dos motes desse trabalho está na evidência de que coisas pequenas que descartamos nas ruas, como um papel de balinha, pode levar mais de 200 anos para se decompor, prejudicando assim os animais, poluindo os rios, e dei­xando o planeta cada vez mais sujo. Roger Tho­mas, diretor do espetáculo, destaca: “Tra­balhar com a turminha de sábado – que é como é conhecida entre os jovens essa segunda turma que recebe formação artística  no Ponto de Cultura Cidade Livre – é uma aula para mim. A todo momento aprendo com eles que ensinar está nas pequenas ações e essas, sim, mudam o mundo”, diz.

Continua após a publicidade

O terceiro espetáculo é o clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, numa versão recriada por Ariano Suassuna. A montagem conta com um elenco de 15 atores, que prometem surpreender os espectadores. “Não deixem de ver o espetáculo! Posso garantir que sairão do teatro com o coração cheio de amor”, finaliza Cleber Sanviê, diretor da montagem.  

Veja Também