Com mais adeptos, shopping faz feira

Alimentos sem agrotóxicos são reunidos em evento cheio de atrações para o bem-estar

Postado em: 27-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Os produtos orgânicos ganharam a mesa dos goianos, e as feiras que comercializam esses produtos têm agora mais expositores e público. Pensando em oferecer uma experiência completa de bem-estar a público a quem consome uma alimentação mais saudável, o Goiânia Shopping e a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica (Adao) realizam a 1ª Feira de Orgânicos, neste domingo (28), das 8h às 12h, no estacionamento com entrada pela Eua T-15.  A entrada no evento e a participação nas atividades são gratuitas. 

A proposta da feira é oferecer às famílias uma experiência completa de bem-estar, incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis, livres de agro­tóxicos e produtos químicos. Todos os produtos que serão comercializados na feira têm qualidade assegurada pelo Selo de Certificação IBD GO-022.  

A estrutura foi planejada para proporcionar conforto ao público, com espaços para descanso e convivência. Os animais de estimação também poderão participar desta experiência jun­tamente com suas famílias. E, pa­ra deixar o ambiente ainda mais agradável, o evento terá música ao vivo, com apresentação de jazz do músico Fausto Noleto.  

Continua após a publicidade

Nesta edição de estreia, o Goiânia Shopping convidou a nutricionista Carol Morais para um talk show com dicas sobre alimentação saudável, a par­tir das 10 horas. A cada feira, que acontecerá mensalmente, o shopping trará um novo convidado para interagir com o público, sempre abordando bem-estar e saúde. 

Orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possam causar algum dano a saúde dos consumidores. Na agricultura, por exemplo, utilizam-se ape­nas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. 

Os alimentos orgânicos são mais nutritivos, uma vez que solos ricos e balan­ce­ados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo. São também mais saborosos. O sabor e o aroma são mais intensos, já que, na produção, não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.

Alimentação mais saudável

A nutricionista Carol Morais, convidada desta primeira edição da Feira de Orgânicos, afirma que, ao contrário do que dizem, a pessoa não é o que ela come. Ela explica que somos muito mais do que isso: somos também o que digerimos, absorvemos, metabolizamos e excretamos. 

“Você é a sua individualidade bioquímica, a noite de sono bem ou mal- dormida, a alegria sentida, o choro pre­so na garganta, o frio na barriga, a alma preenchida, o vazio no peito, a ansiedade… São muitos os fatores que interferem em como o corpo recebe o alimento que lhe damos! Por isso a comida não pode ser um problema, não pode ser algo complicado. Acredite: comer bem e de forma mais saudável e equilibrada não é  nenhum bi­cho de sete cabeças, não é uma equação complexa. E sabe qual é um dos segredos da boa alimentação? Simplificar!”, diz Carol Morais.

De acordo com a nutricionista, quan­do estamos bem conectados com o nosso corpo, conseguimos estabelecer uma relação natural e intuitiva com o alimento. Para alcançar este ponto, pode ser preciso passar por uma reeducação, mas esse processo pode e deve ser prazeroso e saboroso. Comer bem, de forma saudável, nunca deve ser um sacrifício, no entendimento dela.  

Veja Também