Prepare-se para os dias de frio e aprenda a preparar sopa de cebola

Com a proximidade dos meses frios, sopa de cebola é ótima dica

Postado em: 09-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prepare-se para os dias de frio e aprenda a preparar sopa de cebola
Com a proximidade dos meses frios, sopa de cebola é ótima dica

Para quem aprecia o savoir-vivre francês, uma dica é a sopa de cebola. Especialidade tradicional da culinária da França, o prato data do século 18, e é uma das iguarias mais famosas e apreciadas do mundo, sendo uma ótima pedida para os dias e as noites mais fresquinhos que estão por vir. A opção pode ser servida como entrada ou prato principal.

A receita consiste em fritar em azeite de oliva rodelas muito finas de cebola, até caramelizar. Em seguida, acrescen­ta-se caldo de carne e farinha de trigo, cozinhando tudo até obter uma base cre­mosa. Quando a sopa está pronta, co­bre-se com fatias de pão e queijo gruyère ralado para gratinar, dando aroma e cor­po ao prato final.

Continua após a publicidade

Com sabor rico e textura macia, o prato traz importantes benefícios para a saúde. Isso porque a cebola, base da receita, é um alimento capaz de auxiliar no funcionamento dos rins, no tratamento de doenças do fígado e da vesícula biliar e na eliminação de gases. Além de atuar diretamente no estímulo da atividade gástrica, contribui para o tratamento do diabetes, desintoxicação do organismo, na produção do bom colesterol (HDL) sendo também fonte de vitamina C.

Especialistas em gastronomia apontam que além da cebola, um dos ingredientes que deixam o prato ainda mais saboroso é o pão. Com um cardápio consolidado, a Boulangerie de France, que aposta na cultura francesa e nas delícias parisienses, indica o pão italiano.

Com miolo macio e aerado, o pão ita­liano tem sabor levemente ácido e traz casca mais firme que os demais, resultante de seu longo processo de fermentação. “Para esta sopa, o pão ita­li­ano é ideal porque fica crocante por fora e mantém a consistência suave mesmo depois de ser gratinado”, complementa Cristina Quinan, idealizadora da Boulangerie de France. 

Veja Também