​​Filarmônica apresenta Concertos para a Juventude

Espetáculo acontece neste domingo (17) no Teatro Basileu França e tem início às 11 horas. A entrada é gratuita

Postado em: 13-04-2016 às 08h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: ​​Filarmônica apresenta Concertos para a Juventude
Espetáculo acontece neste domingo (17) no Teatro Basileu França e tem início às 11 horas. A entrada é gratuita

Neste domingo (17) a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o 4º concerto da Temporada 2016, Concertos para Juventude, com a regência do maestro Eliseu Ferreira e composições de Mozart, Grieg, Guarniei, Nepomuceno e Beethoven.

O espetáculo acontece no Teatro Basileu França e tem início às 11 horas. A entrada é gratuita. O Basileu França fica na Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário, em Goiânia.

Continua após a publicidade

As obras

O concerto começa com a Sinfonia nº 32 de Mozart, que possui três movimentos e foi escrita quando o compositor era um simples organista na corte de Salzburgo, na Áustria. Depois vem o compositor norueguês Edvard Grieg, autor da Suíte Holberg, conhecida por apresentar elementos folclóricos típicos do leste europeu. Grieg é um dos mais célebres compositores do período romântico.

A terceira composição a ser apresentada é a Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri. A obra é inspirada no folclore brasileiro e utiliza-se de diferentes ritmos para ilustrar as danças dos povos negros e indígenas. Depois, vem a Suíte Antiga, do brasileiro Nepomuceno, terminando com a grandiosa abertura de Egmont de Beethoven. Essa obra foi escrita para a peça teatral homônima do escritor Goethe, que narra os acontecimentos ocorridos na Holanda no século XVI.

Eliseu Ferreira 

Maestro Eliseu 5Natural de Anápolis, é graduado em Educação Artística e clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. É mestre em Regência Orquestral pela mesma instituição. Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do Cefet-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, dentre outros.

Foi também regente Titular e diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Em 2012 e 2013 foi diretor Artístico e regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás, onde atuou em concertos e turnês. Desde 2002 é o regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, apresentando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de outros Estados e também turnês na Espanha e na Alemanha.

É ainda diretor Executivo e Artístico do Projeto Sinfonia do Amanhã na cidade de Cachoeira Dourada-GO, além de diretor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

A Orquestra Filarmônica de Goiás

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, que está vinculado à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela  Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e  músicos que trabalham incansavelmente para que os espetáculos aconteçam ano a ano. (Goiás Agora)

Veja Também