André Dahmer traz quadrinhos a Goiânia

Obras em nanquim são expostas pela primeira vez em galeria

Postado em: 07-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: André Dahmer traz quadrinhos a Goiânia
Obras em nanquim são expostas pela primeira vez em galeria

Elisama Ximenes

‘Um resumo de internet? Pessoas usando tecnologia do século XXI para emitir opiniões do século XIX”. O trecho é de uma das tirinhas, da série Malvados, do cartunista carioca André Dahmer. A temática geral de seus quadrinhos é a crítica política e social, regada a humor e poesia. Hoje é o dia de sua primeira exposição, exclusivamente de quadrinhos, em Goiânia. Apesar do medo de avião, André é presença garantida na edição especial da Serigrafada da Plus Galeria. 

Continua após a publicidade

André já teve trabalhos em aquarela expostos em outras mostras. Desta vez, a galeria aproveitou os desenhos livres do cartunista. “Eu fiz uma seleção com base no meu último ano e meio de trabalho, que eu chamo de trabalho de descanso”, explicou André. Os 30 quadrinhos selecionados se distanciam dos publicados nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, porque retratam o lado poético e crítico do cartunista. “A poesia sempre me acompanhou: desde os 15, 16 anos, ela e o desenho se encontram; é um diálogo compatível”, confessa.

O nanquim, nas mãos de André, é irônico, quando contorna palavras, e de traços simples quando desenha. Apesar de humorísticos, os quadrinhos nem sempre são alegres. “Não só de alegria vive todo mundo. Eu faço trabalho de humor, que trata das coisas tristes também. A gente vive um mundo muito maluco, com muita contradição; não há um mundo bonito”, explica. O verdadeiro objeto do seu trabalho é o cotidiano. Para além de temas atuais, o carioca também explora o futuro distópico, ou seja, que caracterize uma sociedade imaginária controlada por meios extremos de opressão.

A internet é o berço da divulgação de seu trabalho, mas as críticas ao uso dela não são censuradas pelo cartunista. “A gente está vivendo um momento de desinformação. É tanta informação no mundo, que as pessoas estão cada vez mais desinformadas”, opinou. Para André, o momento atual é único, “quase como na época de Gutemberg, da primeira revolução industrial”. 

O carioca também está feliz com a exposição em Goiânia: “É bom que esteja saindo do eixo Rio-São Paulo”. Além disso, Dahmer dá destaque aos talentos goianos – “Goiânia tem uma geração muito boa de artistas” –, e evidencia o cartazista e serigrafista Oscar Fortunato. Ele ressalta, ainda, que a divulgação de trabalhos desse tipo é um dos lados bons da era da informação.

SERVIÇO

Abertura da exposição de André Dahmer

Quando: De 7 de maio a 30 de junho

Onde: Plus Galeria (Edição especial da Serigrafada) – Rua 114, nº 70, Setor Sul – Goiânia

Horário: A partir das 16h

Entrada gratuita  

Veja Também