‘Capte-me, nenhuma presença será ignorada’

Goianos que visitarem a Cidade Maravilhosa, até o próximo dia 20 de julho, podem visitar a exposição

Postado em: 10-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Capte-me, nenhuma presença será ignorada’
Goianos que visitarem a Cidade Maravilhosa, até o próximo dia 20 de julho, podem visitar a exposição

Por Cristina Indio do Brasil / Repórter da Agência Brasil

A ideia de que cada pessoa no seu dia a dia produz rastros digitais e de que os dados produzidos por esta interferência podem ser usados na elaboração de conhecimentos, levou o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio, a preparar a exposição Capte-me: Nenhuma Presença Será Ignorada. O nome da exposição representa com exatidão a experiência que cada pessoa terá durante a visita. Os diversos movimentos que fizer no espaço serão notados e registrados de várias formas, mostrando, inclusive, que é possível, para o visitante, interferir no ambiente. A exposição, que foi inaugurada na última sexta-feira (6), pode ser visitada até o próximo dia 20 de julho.

“Essa exposição tenta revelar que a cada momento a gente está, possivelmente, sendo captado por vários sensores e vários sistemas que estão em volta da gente. Anda na rua e tem câmeras que captam a gente. O nosso celular manda um sinal chamado de CDR e a cada dois minutos ele sabe a sua localização, quantos celulares estão em volta, então, são várias informações a todo momento. Cada vez mais a gente está sendo monitorado e captado por vários sistemas. O interessante com isso é poder entender esta informação e interferir no sistema”, disse à Agência Brasil a diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) do Museu do Amanhã e curadora da exposição, Marcela Sabino.

Continua após a publicidade

Durante a visita, o público passeia por ambientes lúdicos e exploratórios e interage com projeções, sons e gráficos, que se modificam com o recebimento de dados em tempo real, por meio de sensores que captam o movimento da pessoa, conforme a distância dos aparelhos e de acordo com a temperatura e luminosidade da sala. Pode ter ainda a experiência de, por meio de tablets, visualizar representações do fluxo de pessoas no mundo. Além disso, pode acompanhar vídeos de especialistas com explicações para temas como: O Que é Dado, Informação e Conhecimento; Internet de Todas as Coisas; e Big Data.  “Essa é uma maneira artística de trabalhar o tema de dados, que pode ser muito seco, de uma forma lúdica. É uma metáfora para o que acontece no mundo em todos os momentos”, contou a diretora.

SERVIÇO

Exposição ‘Capte-me: nenhuma presença será ignorada’

Quando: Até 20 de julho próximo

Horáio: De terça a domingo, das 10h às 17h

Onde: Laboratório de Atividades do Amanhã (Museu do Amanhã) – Rio de Janeiro (RJ)

Ingressos: https://ingressos.museudoamanha.org.br/#!/home 

Veja Também