Soni-Pin expressa ‘Seus Eus’ em exposição

A artista realiza, pela segunda vez, sua exposição individual pelo projeto Interar-TE

Postado em: 11-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Soni-Pin expressa ‘Seus Eus’ em exposição
A artista realiza, pela segunda vez, sua exposição individual pelo projeto Interar-TE

Elisama Ximenes

Seus Eus é o título da exposição individual de Soni-Pin deste ano. Os quadros da artista goiana fazem parte do projeto Interar-TE II, criado pela expositora. A abertura será hoje, às 20h, no Setor Santa Genoveva. Soni-Pin também ministrará oficinas de desenho durante a exposição, que ficará disponível até o próximo dia 12 de junho. A artista segue o estilo figurativo-expressivo em seus quadros e, ainda, tem a figura humana como principal objeto do seu trabalho.

Continua após a publicidade

Soni explica que o nome Seus Eus diz respeito a uma alteridade. “É quando eu me vejo no outro, é como uma projeção”, explicou. Muitos dos conceitos da artista são inspirados nos estudos do psicanalista Carl Jung. “Eu gosto de extrair imagens do inconsciente”, afirma. Assim, as imagens desenhadas em suas telas são expressivas do que vem do seu interior e, também, dizem de uma projeção no outro.

A artista trabalha, atualmente, com a técnica mista. Ou seja, utiliza do óleo não tóxico, giz pastel seco, oleoso, pigmentos, – dentre outros materiais. “Eu trabalhei muitos anos com o óleo, mas tive uma intoxicação e parti para o acrílico; numa tentativa de inovar, eu voltei ao óleo, porém usando o não tóxico e materiais da técnica mista”, explicou. Quanto ao seu objeto de desenho, Soni-Pin explora a expressão gestual, viceral e intuitiva para traçar as figuras de suas telas.

Ainda segundo a expositora, é a partir da arte que se consegue explorar o pensamento, o sentimento, sensação e intuição. Que são as quatro funções psíquicas, segundo o Carl Jung, fonte de que bebe a artista. “Eu sinto que pintar e desenhar é como se fosse uma terapia”, declarou.  

Além de artista, Soni-Pin é também arte-educadora, formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Por isso, oferecer oficinas foi uma ideia que lhe coube. Ela já deu aula em escolas de nome, mas conta que foi na escola pública que se realizou enquanto educadora. 

A artista pinta desde criança. “Lembro que, na escola, a gente tinha que ilustrar a capa do caderno, e eu desenhei uma pessoa dançando em formato de ‘S’, primeira letra do meu nome”, contou Soni-Pin sobre o primeiro desenho de que se lembra. Sua grande inspiração é o artista expressionista Van Gogh. “Ele é o cara, foi ele que rompeu com tudo, né?”, declarou admirada. 

As cores nas obras Ruptura, Segmentos e Plenitude, de fato, fazem lembrar o estilo Van Gogh. Com títulos como Derrota, Leito de Morte e Carnaval com Luto, as obras de Soni-Pin dão a sensação de uma expressão mais obscura. Mas a artista deixou claro que os desenhos são expressões de si. “Eu não planejo o que vai ser desenhado, sai de dentro de mim”, explicou. 

O projeto Interar-TE é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As oficinas começam amanhã (12) e terminam em 9 de junho. Os workshops serão realizados às segundas, quartas e quintas, das 13h às 17h30. Durante as oficinas, ela deve explorar o desenho e a pintura com a utilização da técnica mista, característica mais forte de sua obra.

SERVIÇO

Exposição ‘Seus Eus’

Abertura: Hoje (11), às 20h

Visitação: De 12 de maio a 12 de junho – de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 14h

Onde: Ponto de Cultura, Catedral das Artes e Instituto Noé Luiz da Mota – Rua Campo Verde, nº 15, Santa Genoveva – Goiânia  

Oficinas gratuitas: De 12 de maio a 9 de junho – segunda, quarta e quinta das 13h às 17h30

Agendamento: www.catedraldasartes.com.br ou (62) 3264-1304

Exposição e oficinas: Gratuitas 

Veja Também