Seduce anuncia Fica para agosto

Tendo o Cerrado como tema, o festival focará no cinema ambiental e não terá shows nacionai

Postado em: 12-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seduce anuncia Fica para agosto
Tendo o Cerrado como tema, o festival focará no cinema ambiental e não terá shows nacionai

JÚNIOR BUENO

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), anunciou na manhã de ontem (11), que a edição Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano será realizada entre os dias 23 e 18 de agosto. Tradicionalmente realizado em junho, mês do meio ambiente, o festival deste ano teve a data alterada para não coincidir com a realização de um evento esportivo na Cidade de Goiás, o Campeonato Mundial de Futsal Universitário, que será realizado em Goiânia entre os dias 3 e 10 de julho.  Segundo o superintendente Nasr Chaul, também foi levada em conta a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto.

Autodenominado “assessor da Secretaria para assuntos de Fica”, Lisandro Nogueira, superintendente do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), comentou algumas mudanças feitas no festival no ano passado e que se acentuarão nesta edição. “O foco é o cinema ambiental que, em algumas vezes, foi perdendo o protagonismo”, disse ele, em relação à ausência de shows de nomes de peso da MPB, que atraíam um grande público e que, no ano passado e neste ano, são ausências confirmadas.

Continua após a publicidade

Já Nasr Chaul afirma que esta ausência se deve ao orçamento de R$ 2,7 milhões – menos que nos anos inferiores. A alternativa serão atrações locais. De acordo com o maestro José Eduardo Moraes, superintendente das Ações Culturais, “os artistas goianos devem ser prestigiados, e mais que isso, devemos parar de chamá-los de ‘artistas goianos’, são artistas brasileiros”. Na ocasião, foi anunciado que ocorrerão 14 apresentações musicais no Fica, sendo dez de MPB e quatro de música erudita. Caberá à Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) o encerramento do festival, com trilhas de cinema em versão erudita. Os shows acontecerão no espaço em frente ao Palácio dos Arcos e, as apresentações eruditas, nas igrejas da Cidade de Goiás.

Cinema ambiental

Para a Mostra Competitiva do Festival, foram secionadas 22 produções: 12 estrangeiros e dez nacionais. São filmes dos países:  França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Dentre os brasileiros, quatro são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos Estados: Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. Ao todo, foram 365 filmes inscritos, 29 a mais que no ano passado. Alem da Mostra Competitiva, o júri selecionou 12 curtas de animação para a mostra Fica Animado, que é destinada ao público infantil.

Filmes selecionados para o Fica 2016

Filmes estrangeiros: Le Petit Pousse (França), White Coal (Áustria), Coal India (Alemanha), Remember Your Name, Babylon (Bélgica), Lumière Fossiles (Franças), Floatin Life (India), Reveka (Bélgica), Planet Sigma (França), West Empire (França), Voices From Chernobyl (França), When I Was a Child (Irã) e Café – Cantos de Humo (México).

Filmes brasileiros: Angústia, A Grande Nuvem Cinza, De Profundis, Brasil SA, Forte Acquário e Edifício Tatuapé. 

Filmes goianos: Ensaio Sobre o Fim do Mundo, Taego Awa, Leblon Marista e E o Galo Cantou.

 

Veja Também