Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Musical resgata valores do interior

Em ‘Sapecado’, da Banda Mirim, fraternidade, respeito e amizade são temas para cativar toda a família e viver bem

Postado em: 20-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Musical resgata valores do interior
Em ‘Sapecado’, da Banda Mirim, fraternidade, respeito e amizade são temas para cativar toda a família e viver bem

JÚNIOR BUENO

Assunta Felizarda de Jesus (Cláudia Missura) é uma mulher brejeira, que vive sozinha numa roça, acompanhada apenas de seu cachorro Rex (o músico e ator circense Edu Mantovani). Um dia, ela recebe um convite, trazido pelo carteiro Adauto (o cantor goiano Rubi), para ser madrinha do casamento da comadre Dete Mandioca. Junto ao carteiro e ao seu cachorro, Dona Assunta cruza a Estrada do Bromongó até a Vila do Sapecado para participar do baile. Essa história será contada no musical Sapecado, com a Banda Mirim, hoje (20) e amanhã, no Teatro Sesc, em Goiânia.

Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a viagem desses três personagens pela estrada é o fio narrativo deste musical infantil, que traz para Goiânia um elenco com 11 pessoas. No cenário de Marisa Bentivegna, elementos como a palha e o pano de chita dão o tom sertanejo da história. A trilha sonora envolve a plateia e reverbera na memória emotiva da audiência. 

Continua após a publicidade

Todos os personagens desempenham papel musical com variados instrumentos, como percussão, sopros, sanfona, viola, baixo, trombone e violão, que entram em cena para compor a trilha sonora do espetáculo. “Trabalhamos com arranjos sofisticados, trazendo muitas referências da música caipira brasileira”, explica Romagnoli. 

Segundo o diretor, Sapecado foi inspirado nas lembranças de uma infância vivida no interior. “Lá, a música rodeava tudo. Era dupla que cantava, era baile na igreja, sanfoneiro pelo caminho, era rádio AM. Lá, tinha história de mata cerrada. Tinha rio, bicho e noite escura. Tinha estrada de terra, que nem a estrada do Bromongó, onde a alma é grande e a gente é pouca”, explica Romagnoli.

Valores como fraternidade, respeito e amizade são trabalhados no espetáculo, pensado para agradar plateias de qualquer idade. “O que a gente mais quer dizer é que a inocência ainda é possível, a solidariedade ainda é possível, porque é uma história que fala sobre isso, as relações humanas, essa inocência que forma o espírito do sertanejo, da pessoa da roça. E então é mais pra dizer isso mesmo: existe esse mundo do interior”, finaliza o diretor.

SERVIÇO 

Musical ‘Sapecado’

Quando: Hoje (20 de maio), às 15h (especial para escolas públicas e instituições) e 21 de maio (sábado) às 17h (para o público em geral)

Onde: Teatro Sesc Centro (Rua 15, esquina com a Rua 19, Setor Central)

Entrada franca 

Veja Também