Nova York: como não amar?

Cenário de comédias românticas, a metrópole dá a impressão de que o amor pode acontecer, a qualquer momento, em cada esquina da cidade que nunca para

Postado em: 13-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova York:  como não amar?
Cenário de comédias românticas, a metrópole dá a impressão de que o amor pode acontecer, a qualquer momento, em cada esquina da cidade que nunca para

JÚNIOR BUENO

Você já teve a impressão de que tudo acontece em Nova York? São tantos filmes que se passam lá que até parece que as festas, os desfiles e as histórias de amor mais legais são as de Manhattan.

Continua após a publicidade

E os romances que a cidade inspira, também, afinal, são tantos parques, teatros, bistrozinhos, bairros charmosos, lofts descolados, hoteis chiquérrimos que a cidade possui, que a impressão é que o amor pode acontecer a qualquer momento, em cada esquina da cidade que nunca para.

Continuando a série turístico-romântica para casais cinéfilos, o Essência apresenta, hoje, um guia de Nova York por meio de três filmes. O clássico dos clássicos Bonequinha de Luxo, o preferido das garotas Sex and the City, e o suspirante Mensagem para Você.

Bonequinha de Luxo é cercado de uma aura de glamour e romance, apesar de contar a história de uma prostituta solitária que sonha com uma vida cheia de joias e luxo. O filme é adaptado do romance de Truman Capote e colocou Audrey Hepburn no penteão das deusas de Hollywood, como a mais bela e elegante de todos os tempos. 

A cena mais clássica: numa Quinta Avenida vazia, um táxi se aproxima e para diante da Tiffany & Co. A porta abre, e Holly Golightly, desce, vestindo um vestido preto Givenchy e, tomando café e comendo, fica observando a vitrine. A partir dessa cena, nunca mais uma mulher passou pela Tiffany’s da Quinta Avenida sem se sentir um pouco Audrey Hepburn.

Na verdade, a parada na Tiffany & Co. é obrigatória para um dos lugares mais charmosos do mundo: as lojas da Quinta Avenida.  Você pode começar pela Biblioteca Pública, que fica entre as ruas 41st e 42st, e ir subindo em direção ao Central Park. Lá, estão lojas icônicas como a Sacks Fifth Avenue, Versace, Salvatore Ferragamo, Henri Bendel, Polo Ralph Lauren, Dolce & Gabana… 

No cruzamento da Quinta Avenida com a 57st, encontra-se a esquina do diamante.  De um lado, a Tiffany’s; do outro, Bulgari e Van Cleef Arpels. Passando um pouco, do lado oposto está outro ícone Nova Yorquino, a Bergdorf Goodman. Mesmo que você não compre nada, esse é um passeio para não perder, porque certamente vai fazer você sonhar que está em um filme. Só falta tocar Moon River. 

Outro cenário marcante é o prédio dos apartamentos de Holly (Audrey Hepburn) e Paul (George Peppard), na East 71st Street, East Side. A fachada foi filmada neste endereço, mas os ambientes internos dos apartamentos foram filmados em estúdio. Sem contar a New York Public Library, para onde Paul leva Holly e a apresenta ao seu livro, Nove Vidas. O lugar continua tão encantador, nos dias atuais, quanto era na época do filme. 

Sex and the City ama o universo de Bonequinha de Luxo. No primeiro episódio da primeira temporada da série, Carrie Bradshow inicia a sua fala, mencionando a obra de Truman Capote. Além disso, a personagem de Sarah Jéssica Parker utiliza o espaço da biblioteca municipal para realizar a cerimônia do seu ‘quase’ casamento com Mr. Big, no primeiro filme para a telona. Mas a série e os dois filmes homônimos também contribuíram para popularizar a imagem de Nova York do fim dos anos 90 até hoje. Para este guia, vamos nos concentrar no primeiro filme, de 2008. O filme destrincha a cidade através dos passos de Carrie, Charlotte, Miranda e Samanhta.

Se existe algo que o quarteto mais quente de Manhattan gosta de fazer é frequentar um bom lugar para comer ou beber. E isto inclui desde sofisticados restaurantes, as pizzarias bacanas e os cafés descolados. 

O brunch das garotas é feito, frequentemente, na The Coffee Shop, em Greene Street. O espaço não é original. Trata-se de uma locação montada numa loja vazia do SoHo. Carrie entrevista os candidatos à posição de personal assistent, na Starbucks da Astor Place, entre a Broadway Avenue e a Lafayette Street. A charmosinha pizzaria La Focaccia fica entre a Bank Street e a West 4th Street, em Greenwich Village, e é o lugar onde Carrie encontra Louise e o seu noivo. E é interessante o lugar onde a festa de noivado de Carrie e Big acontece: Buddakan, entre a 9th Avenue e 16th Street. 

Os parques de Sex and the City servem para tudo: como point das fashionistas da ilha, das mulheres esportistas e daquelas que gostam de um lugarzinho transado para colocar a conversa em dia. E como conversa esta turma: no Bryant Park, acontece o New York Fashion Week, local dos sonhos para as amantes da moda. Central Park Reservoir é o lugar onde Charlotte corre pelas manhãs. Carrie e Miranda conversam sobre a reconciliação com Steve no Central Park Ladies’Pavilion. 

Outros pontos turísticos também dão as caras no filme: na Brooklyn Bridge, Miranda reencontra e perdoa Steve, naquela que eu considerei a cena mais emocionante do filme. Samantha leva as garotas à Christie’s para participar do leilão das joias de Blair Elkenn e comprar um maravilhoso anel. E o sonho de consumo de quem adora a revista Vogue: o prédio da Condé Nast fica na 42nd Street, entre a Broadway e a 6th Avenue. Lá, Carrie e Enid combinam a participação da futura esposa de Mr. Big na famosa revista.

Em Mensagem para Você, de Nora Ephron, Tom Hanks e Meg Ryan vivem um namoro por internet, sem saber são rivais nos negócios: a pequena livraria dela está ameaçada pela cadeia de lojas dele, que vende de tudo, inclusive livros. Ambientada no charmoso Upper West Side, o local foi descrito pela diretora como “um dos personagens do filme”, com destaque para a sensação de “comunidade pequena” que permeia o local. Alguns endereços são a cara da película, como o Café Lalo, onde eles marcam de se encontrar e ele foge ao descobrir quem é a misteriosa correspondente. O café é um dos mais charmosos de Manhattan.

Para ambientar a megastore Fox & Sons Books, foi usado o imenso espaço da Barnes and Noble, na Broadway Avenue, e, para compor a Shop Around the Corner, com uma pequena alteração na fachada, ela pode utilizar a loja Maya Schaper Cheese & Antiques, que fechou pouco tempo depois da época do filme. Em seguida, ele se transformou em Cafe Sonatina, que também foi desativado. Atualmente, é a lavanderia La Mode Cleaners. 

Previsível como quase toda comédia romântica, os personagens de Meg e Tom ficam juntos, no fim, em uma cena gravada no belíssimo 91st Street Garden. A canção ao fundo é Somewhere Over the Rainbow, tema do Mágico de Oz, filme da máxima “não há lugar como o lar.” Principalmente se este lar for em um local charmoso como o Upper West Side. 

Veja Também