Rubén Aguirre, o Professor Girafales de ‘Chaves’, morre aos 82 anos

O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales, em Chaves, morreu na sexta-feira (17) aos 82 anos. A

Postado em: 18-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rubén Aguirre, o Professor Girafales de ‘Chaves’, morre aos 82 anos

O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales, em Chaves, morreu na sexta-feira (17) aos 82 anos. A informação foi publicada no Twitter de Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa. Verónica Aguirre, filha do ator, disse à rede de TV Televisa que a causa da morte foi pneumonia. “Meu professor favorito, descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta”, escreveu Vivar na mensagem. O funeral será em Puerto Vallarta, no México, onde ele morava.

Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado, no México, por causa de uma pneumonia. Durante a internação, Aguirre usou o Twitter para agradecer aos fãs e chegou a brincar com boatos de sua morte. “Já começaram os rumores. Digo-lhes que estou vivinho e tuitando. Taaaa, taaa, ta,,, ta!”, escreveu em 1º de junho, usando um bordão do Professor Girafales. O ator estava aposentado dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e a esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Consuelo perdeu as pernas após a batida. Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas.

Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre Fuentes era formado em Engenharia Agrônoma, e começou a carreira artística como locutor e apresentador de rádio e TV. Antes da fama, também trabalhou como toureiro e piloto. Seu perfil no Facebook informa que, desde 1976, ele fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales. Além de Chaves, Aguirre atuou em 14 filmes e dez programas de TV. Aguirre era casado com Consuelo Reyes desde 1960 e deixa sete filhos – além de netos.

Continua após a publicidade

Sem poder trabalhar na TV, no teatro ou no circo, desde o acidente de 2007, Rubén Aguirre passou a enfrentar também problemas financeiros. Exatamente um ano atrás, em junho de 2015, ele divulgou uma carta em que dizia ter sérios problemas de saúde, e pedia apoio para pagar seus gastos. Intitulado “E, agora, quem poderá me defender?” em referência ao personagem Chapolin, o texto reivindicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda). “Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (…) Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele. Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde”, escreveu. 

Ao site mexicano TV Notas, três dias antes de o marido sair do hospital, ela lamentou: “De um dia para o outro as forças dele se foram. Ele já não se movimenta mais. Não consegue sequer se virar na cama e fala pouco”, disse. Desde um acidente de trânsito em 2007, o humorista mexicano se movimentava apenas com a ajuda de uma cadeira de rodas. A morte de Rubén causou comoção nas redes sociais. 

Veja Também