A presidente que chocou o País ao revelar que era transexual

A obra Charlotte Tábua Rasa, escrita pelo jornalista carioca Leonardo Valente, quebra paradigmas e estigmas impostos pela sociedade, principalmente sobre a comunidade LGBTT

Postado em: 20-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A presidente que chocou o País ao revelar que era transexual
A obra Charlotte Tábua Rasa, escrita pelo jornalista carioca Leonardo Valente, quebra paradigmas e estigmas impostos pela sociedade, principalmente sobre a comunidade LGBTT

A obra Charlotte Tábua Rasa, escrita pelo jornalista carioca Leonardo Valente, quebra paradigmas e estigmas impostos pela sociedade, principalmente sobre a comunidade LGBTT. Baseando-se na história de corrupção e na rede de mentiras que trama o Brasil, o autor carioca e ex-repórter do jornal O Globo, Leonardo Valente, lança uma narrativa que quebra todas as identificações de gênero, de pudor, de aceitação e de honestidade na qual a sociedade brasileira foi criada. No livro Charlotte Tábua Rasa, Leonardo faz jus ao sobrenome e bate de frente em uma questão tão discutida, mas muito delicada de se lidar. Politicamente, ou não, falando.

Na obra, o respeitado personagem Raphael Vinil anuncia que vai tirar algumas semanas de folga no exterior, após vencer as eleições para a Presidência da República pelo Partido Nacional Desenvolvimentista (PND) e formar uma equipe ministerial. Retorna na véspera da posse ao lado da esposa e anuncia em cadeia nacional de rádio e televisão para a população que fez uma cirurgia de mudança de sexo, e que agora utiliza o antigo nome de guerra, Charlotte Tábua Rasa.

Continua após a publicidade

A notícia cai como uma bomba na cena política e chacoalha os alicerces morais e sociais da nação. Apesar de toda a revolta contra ela, Charlotte mostra ser uma presidente excelente e focada em tirar o País da corrupção e fazê-lo crescer, mas, para isso, recorre a métodos pouco ortodoxos, mostrando que todo mundo tem dois lados, ninguém é totalmente bom, nem totalmente ruim.

Repleto de conspirações internas e externas, tramas entre as personagens e discussões sociais e políticas relevantes sobre o Brasil contemporâneo, Charlotte Tábua Rasa quebra paradigmas e clichês. A obra também mistura ficção e realidade para instigar o leitor a uma reflexão sobre os rumos que um País tão importante precisa tomar para que o futuro seja melhor que o presente. 

Leonardo Valente nasceu em Niterói-RJ em 1974. É escritor, doutor em Ciência Política e mestre em Relações Internacionais e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi repórter e redator do jornal O Globo, por 12 anos, e escreveu dois livros sobre relações internacionais. Charlotte Tábua Rasa, no entanto, é sua primeira obra de ficção. 

Charlotte Tábua Rasa tem 336 páginas e custa R$ 34,90. 

 

Veja Também