Grupo goiano Sótão lança, hoje, seu primeiro EP

Para compor o novo trabalho, ex-integrantes do 'Metalcore OFF 1984' revisitam antigas composições da época da adolescência

Postado em: 20-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo goiano Sótão lança, hoje, seu primeiro EP
Para compor o novo trabalho, ex-integrantes do 'Metalcore OFF 1984' revisitam antigas composições da época da adolescência

Da redação

No topo da casa, o sótão é o lugar onde lembranças são guardadas e o indesejado é esquecido. A residência pode até ser segura e banal, mas esse espaço, escondido, é um dos poucos que ainda permitem certo mistério no cotidiano. O quarto escuro e empoeirado serve de metáfora para o atual projeto musical dos irmãos Lucas e Gabriel Queiroz, batizado de Sótão. Ex-integrantes do grupo de Metalcore OFF 1984, os músicos goianos deixam  os riffs pesados e o vocal gutural de lado e se voltam para o básico, revisitando antigas composições da época da adolescência para compor o novo trabalho.

Continua após a publicidade

“Chegou um momento que a gente sentiu necessidade de experimentar para além do metal. Fui resgatar algumas letras nos meus cadernos de infância; minhas primeiras músicas, escritas quando tinha 15 anos. Foi aí que surgiu o Sótão: do reencontro com essas memórias há tanto tempo guardadas”, conta o baixista e vocalista Lucas, de 24 anos. 

Além dele e de Gabriel (vocal e guitarra), a Sótão ainda conta na sua formação com Asafe Ramos (guitarra e teclado) e Ronaldo Bueno (bateria). Criada em 2015, a banda lança o seu primeiro EP homônimo, nesta quarta-feira (20), disponível para streaming gratuitamente através do link: http://facebook.com/bandasotao.

Distribuído pelo selo goiano Falante Records, o CD é composto por seis faixas, dentre elas, o single A Vida Me Ensinou, trabalho de estreia da banda lançado, em fevereiro, juntamente com um video clip. O álbum foi gravado no Estúdio Casa do Chá, e produzido por Luis Calil e Israel Santiago, integrantes do grupo Cambriana.

Para quem acompanha a carreira dos irmãos Queiroz desde o OFF 1984 – grupo no qual tocaram,  por cinco anos, lançando um EP e quatro singles, além de apresentações em festivais como Vaca Amarela, Grito Rock e Release Alternativo –, o Sótão soa como se estivesse a degraus de distância.

A nova banda tem influências que vão do post-punk ao pop rock dos anos 1980, de Radiohead a U2. “Eu e o meu irmão crescemos ouvindo britpop, coisas mais melódicas no hardcore. Mas essas influências nunca apareceram de forma explicita em nossas outras bandas. Para quem vê de fora, a mudança do metal pra algo mais pop pode parecer uma ruptura, mas, na verdade, essas influências vêm de longe. Fazem parte da nossa formação musical”, finaliza o baixista. 

Veja Também