Estilo esporte clube: looks saem da academia e invadem o dia a dia

O estilo esportivo sai das academias e arenas para o dia a dia: combinados com peças mais chiques, tênis, jaquetas e moletons fazem a diferença no visual

Postado em: 06-08-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Estilo esporte clube: looks saem da academia e invadem o dia a dia
O estilo esportivo sai das academias e arenas para o dia a dia: combinados com peças mais chiques, tênis, jaquetas e moletons fazem a diferença no visual

Em tempos de geração saúde se espalhando pelas redes sociais e blogs por aí, nada mais natural do que o esporte ficar mais à vontade em nossos guarda-roupas. Essa onda de preocupação com o bem-estar é mundial, e isso acaba refletindo nas passarelas também. É interessante perceber como essa tendência saiu das academias e foi parar nos nossos looks. 
O flerte entre moda e esporte é bem antigo e foi responsável por grandes mudanças no estilo por meio das décadas. Desde o surgimento da Lacoste, na década de 1920, até hoje, as referências já mudaram bastante, e cada dia mais o esporte deixa de ser coadjuvante. Foi-se a época em que as pecas esportivas eram usadas pelas amantes de moda somente para praticar esporte.
O estilo que já foi tipicamente masculino, hoje é febre entre as mais fashionistas. Há algum tempo, os tênis já se tornaram it peças. Depois, vieram mochilas, moletons, camisas oversized, jaquetas bomber… e, se formos reparar, a tendência está em toda parte, nas passarelas e nas ruas.
Seja nos looks totalmente esportivos, no uso de algumas peças ‘quebrando’ a seriedade de um visual mais fino, e até nos acessórios e penteados, o toque esportivo tem aparecido nas pessoas mais estilosas do street style, trazendo conforto e atitude aos  que aderiram essa nova moda. Para quem emenda academia com outro compromisso, dá para variar o com algumas mudanças. Para quem quer um guarda-roupas mais polivalente, é bom para economizar peças e multiplicar os looks. 
As peças esportivas vêm de todos as modalidades e das mais diversas referências! Tem corrida, basquete, skate, tênis, atletas. Para usar sem ficar caricato e fugir da cara de academia, é legal escolher peças com materiais diferentes dos que são usados nas roupas esportivas de verdade (como couro, brilhos, rendas e tachas). 
Peças mais arrumadas e formais também quebram o ar de “atleta” da roupa e deixam o visual mais bacana. Blazer, bolsas mais durinhas, cabelo e maquiagem mais marcante… O pacote todo garante que a peça está ali por estilo, e não porque você esqueceu-se de levar roupas para a academia.  O segredo é fazer um ‘high-low’: combine peças mais sóbrias com as esportivas; você vai ver que alfaiataria e esporte foram feitos um para o outro.
Os cinco itens ‘tem que ter’ desse estilo são: camisetão de basquete, usado como um vestido, com shortinho jeans ou legging e salto alto dão um ar bem Beyoncé; jacketa bomber, daquelas dos atletas dos filmes de high scholl da Sessão da Tarde, dá uma bossa a um look arrumadinho; shortinho fit, aquele mais soltinho com a lateral com uma leve abertura, em diversos materiais podem casar com uma camisa ou camiseta mais chique; Tênis estilo New Balance ou sneaker, combinados com vestidos bem femininos, são uma graça; leggings são as peças mais versáteis que se possa imaginar.

Eles também usam
A tendência ‘normcore’, que privilegia as roupas simples e confortáveis, acabou trazendo um toque esportivo ao visual masculino, mesmo quando a intenção não é montar uma produção muito relax. Moletons, jaquetas e tênis de origem esportiva, mas cujo design é discreto – e muitas vezes retrô – dão um ar despojado ao look, possibilitando novas combinações. 
A calça jogger, queridinha da temporada, há algum tempo tenta cair no gosto do brasileiro e parece que, finalmente, está sendo aceita pelos homens. Pode aparecer em duas versões: sarja ou moletom, sendo a primeira mais versátil e fácil de combinar, mas com um apelo esportivo bem menor. Já a segunda é muito casual e necessita de um look bem pensado para não ficar com cara de roupa de ficar em casa assistindo ao Domingão do Faustão.
O blusão moletom já foi muito criticado no passado, mas a verdade é que o item não tolera exageros, portanto a combinação com outras roupas mais elegantes garante uma produção moderna sem cair no mesmo problema da calça jogger de malha citada anteriormente. Calças jeans ou de sarja são uma aposta certeira, assim como tênis discretos e básicos como os de lona da Converse, Vans, Nike ou Adidas.    
A camiseta polo tem suas raízes na prática do tênis, mas existem modelos ainda mais esportivos com o fechamento da gola feitos por zíper, um detalhe que pode dar uma pegada diferente ao visual, já que a polo hoje em dia é vista como roupa de ‘Mauricinho’. 
Ainda na linha de camisetas, impossível olhar para uma raglan e não lembrar automaticamente dos times de baseball americanos. Este tipo de peça já se mantém forte, há umas duas ou três temporadas, e parece que continuará com sucesso por mais tempo, principalmente por ser bem versátil e descontraída. Combinada com jeans ou chinos (calças ou bermudas), a camisa raglan mantém o visual sempre esportivo sem parecer que você veio direto do estádio. Apenas tenha cuidado com itens como bonés, tênis de corrida e óculos estilo máscara: estes estragam a brincadeira, descaracterizando o look, que pretende continuar urbano. 
As peças com influência esportiva precisam de muito equilíbrio e bom senso na hora de usar, então evite misturar muitas no mesmo look ou escolher as que trazem cores muito carregadas ou estampas espalhafatosas. Também é importante cuidar do caimento: só porque o visual tem que parecer um pouco mais relax, a roupa não precisa estar folgada. 
As peças com influência esportiva precisam de muito equilíbrio e bom senso na hora de usar, então evite misturar muitas no mesmo look ou escolher as que trazem cores muito carregadas ou estampas espalhafatosas. Também é importante cuidar do caimento, só porque o visual tem que parecer um pouco mais relax a roupa não precisa estar folgada.

Veja Também