Stephanie Stein dá dicas para preservar a beleza das joias

Conhecida por suas criações únicas e originais, a designer ensina alguns cuidados que ajudam a conservá-las

Postado em: 27-08-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Stephanie Stein dá dicas para preservar a beleza das joias
Conhecida por suas criações únicas e originais, a designer ensina alguns cuidados que ajudam a conservá-las


Da Redação
Quando não tratamos as joias com o devido zelo que elas merecem, é provável que percam seu brilho e beleza e, até mesmo, sofram danos irrecuperáveis. Para evitar que isso ocorra, existem alguns cuidados simples que podem ser adotados. A designer de joias Stephanie Stein separou algumas dicas essenciais para auxiliar na conservação, na limpeza e no armazenamento dessas peças.

Em primeiro lugar, é importante armazenar suas joias, separadamente, de preferência no próprio estojo de veludo em que ela é vendida nas joalherias. O atrito com outros objetos danifica a peça, pois o metal é polido e acaba riscando. “Esse é um grande erro que a maioria das pessoas comete: armazenar diversas joias em um mesmo saquinho”, explica Stephanie. Como o estojo geralmente é de um material acolchoado, é local ideal para colares e anéis. É muito importante sempre se lembrar de deixar os cordões esticados para evitar que eles se quebrem.

Um costume comum é passar cremes e perfumes com as joias já no corpo. “Com o tempo, esses produtos podem causar alguns danos às peças”, recomenda a designer. Também não é recomendado utilizar os acessórios enquanto pratica exercícios, pois o suor tem efeito oxidante e pode deixar o ouro com um aspecto alaranjado. “Suor e fragrâncias definitivamente não combinam com as joias; devemos sempre deixá-los em lados opostos!”, aconselha Stephanie.

Continua após a publicidade

A limpeza das peças também é imprescindível para manter a beleza e a conservação. De acordo com a especialista, é necessário limpar as peças após cada uso. “Para a manutenção diária, utilize uma flanelinha simples. No caso de limpeza mais profunda, água e sabão ajudam e, para recuperar um pouco do polimento,  utilize uma borracha escolar, dura, que vai trazendo um pouco do brilho de volta. Jamais utilize produtos de limpeza comum!”, orienta. Além disso, não se deve tomar banho de chuveiro, mar ou piscina com seus acessórios.

Para finalizar, Stephanie salienta a importância de guardar suas joias separadas por tipo para que não ocorra atrito entre as diferentes pedras e metais. “Como são confeccionadas em materiais diferentes, não é recomendado guardar todos os tipos no mesmo lugar. O diamante de um anel, por exemplo, pode acabar arranhando todas as demais joias”, conclui. Os pequenos cuidados e atenção fazem a grande diferença na manutenção e conservação de suas peças.

Veja Também