Waldomiro de Deus protagoniza nova exposição no HGG

Vernissage acontece na quarta-feira, 19 de outubro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi

Postado em: 18-10-2016 às 18h30
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Waldomiro de Deus protagoniza nova exposição no HGG
Vernissage acontece na quarta-feira, 19 de outubro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi


A simbologia e a personalidade do artista plástico Waldomiro de Deus, reconhecido internacionalmente por ser um dos principais pintores naïfs do Brasil, será apresentada na exposição “O mensageiro das cores”, no Hospital Alberto Rassi – HGG. O vernissage acontece na quarta-feira, 19 de outubro, a partir das 19 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital. Além de ser a comemoração de mais de cinquenta anos de dedicação à pintura, a mostra reunirá trabalhos de toda a carreira do artista, que tem no cotidiano sua grande inspiração. Mais de 60 obras ficarão em exposição nos corredores da unidade retratando temas diversos como folclore, céu, inferno, planetas e cidades.
 
Destaque em exposições na Europa e Israel, Waldomiro explica que será a primeira vez que vai expor as suas obras em um ambiente hospitalar. Integrante de uma família com vários outros artistas, ele explica que para ele a arte é sim remédio para os problemas. “É uma alegria poder levar o meu trabalho para os corredores do hospital. A arte consegue trazer paz e alegria, e acredito que no hospital as pessoas estão precisando desses sentimentos. Desde quando conheci o projeto, fiquei encantado. Inclusive quando escolhi o nome da exposição, pensei em retratar sobre essa relação, e acredito que a minha arte vai dialogar com o público do HGG”.
 
Waldomiro de Deus é natural de Itajibá, na Bahia, e é famoso em todo o mundo por sua arte primitivista. Recebeu elogios de críticos nacionais e internacionais. Possui obras em acervos importantes como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), além da Galeria Nacional de Bolonha, na Itália. Além disso, já recebeu diversas homenagens sendo as mais recentes em 2013, na cidade de Cuiabá e em 2014 na Eslovênia.
 
Arte no HGG


 
O projeto inovador Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. De forma voluntária, artistas expõem seus acervos nos corredores que deixam o hospital mais alegre e interessante. Esta é a décima primeira exposição recebida na primeira unidade pública do Centro-Oeste a ser acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

(Assessoria de Comunicação Idtech)

Veja Também