Feijoada ‘fit’: para comer sem culpa e sem medo de engordar

Versão mais leve da paixão nacional promete conquistar todos os públicos

Postado em: 11-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Feijoada ‘fit’: para comer sem culpa e sem medo de engordar
Versão mais leve da paixão nacional promete conquistar todos os públicos

Natália Moura

A famosa feijoada é um prato, que apesar de muito difundido no Brasil, tem origem no Norte de Portugal. A comida consiste em guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. Hoje em dia, o prato é uma das marcas da culinária brasileira e é tipicamente produzida nas nossas cozinhas. A versão brasileira é diferente da de Portugal, já que é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada – dentre outros ingredientes. 

Continua após a publicidade

Com o tempo, a feijoada ganhou diversas versões, uma delas aqui em Goiânia. A nutricionista Amanda Freire, que também é uma das donas do Barzim (restaurante e bar goiniense) conta que sempre foi amante da feijoada, e, ao perceber que era um prato queridinho de muita gente, resolveu incrementar a receita de uma maneira mais ‘fit’. A nutricionista queria que seus clientes, depois de comer a feijoada, não fossem embora do estabelecimento – já que o prato leva muitos ingredientes pesados e deixa uma sensação de mal-estar em muita gente –, por isso ela buscava uma receita mais leve da delícia.    

Junto ao chef José Maria, Amanda desenvolveu uma versão da comida que começa desde a seleção de seus ingredientes. A couve, um dos principais elementos desta receita, é orgânica, crua e não é passada na manteiga como em outras versões do prato. A Feijoada do Barzim tem diversas opções de acompanhamento como a bisteca grelhada – uma opção para quem não gosta de orelhas, pés e rabo de porco. Além da bisteca, os clientes podem escolher outros acompanhamentos como arroz branco, farofa de cebola, couve com banana-da-terra assada, molho apimentado e laranja como sobremesa. 

Para evitar o uso de gordura, os ingredientes que vão dentro da feijoada ficam marinados, desde o dia anterior ao preparo, dentro do caldo do feijão. Há várias opções de carne na Feijoada do Barzim: o tradicional porco (pés, orelhas e rabo), o paio (uma espécie de calabresa que possui menos teor de gordura), carne seca e charque. O restaurante tem opção de porções individuais e para duas pessoas. É o cliente que escolhe o que vai no prato. E, por ter diferentes variações, até os vegetarianos podem desfrutar do prato. A feijoada ‘fit’ é servida todos os sábados, no estabelecimento, localizado no Setor Sul. 

 Foto: reprodução

Veja Também