TeNpo mostra os resultados de oficinas

Mostra de Teatro Nacional de Porangatu apresentou performances que resultaram dos workshops do festival

Postado em: 13-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: TeNpo mostra os resultados de oficinas
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu apresentou performances que resultaram dos workshops do festival

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo, chegou a sua 15ª edição deixando um rastro de conhecimento e vontade de produzir arte entre a população da cidade e da região. Além da inspiração dos espetáculos, essa proposta se fortalece com a realização de oficinas, que dão a base para que as artes cênicas permaneçam na cidade ao longo do ano.

Nesse domingo (11), último dia damostra, os participantes das oficinas realizadas ao longo de três dias se reuniram no Centro Cultural de Porangatu para uma apresentação coletiva, que mostrou os resultados das aulas, mas também o entusiasmo estampado nas crianças, jovens e adultos, que eram agora os grandes artistas da mostra teatral. Foram sete oficinas dentro da programação, reunindo mais de 130 alunos.

A apresentação teve abertura do ator, diretor e produtor Bruno Peixoto, que coordena as oficinas do TeNpo há seis anos. Em seguida, os alunos da oficina de teatro para crianças, comandada pela atriz goiana Adriana Brito abriram os exercícios teatrais com a prática da contação de histórias. Nela, cada criança escolheu uma história para contar ao público e, principalmente, para brincar junto com elas.Logo depois foi a vez dos professores da rede de ensino local se apresentarem com um texto forte e politizado, mostrando os resultados da oficina Sensibilidade e Cena para a Educação, ministrada pelo artista e educador cultural Genário Dunas. 

Continua após a publicidade

Nas aulas, os professores tiveram a oportunidade de trocar informações e utilizar a temática do teatro para despertar a criatividade em seu trabalho como educadores, fazendo uma ponte entre a cultura e a educação, conforme explicou Genário. Na terceira apresentação, o arte-educador Diocélio Barbosa batizou seus novos palhaços, nascidos da oficina Corpo Cômico para a Cena, com uma performance no melhor estilo circense e até torta na cara para não deixar dúvidas sobre a importância do riso e da alegria nas técnicas palhacescas, mas também no dia a dia.

Em outra sala do Centro Cultural, o público presente pôde conferir ainda os figurinos e croquis produzidos em sala de aula pelos alunos da oficina Figurino e Cena: Processos e Práticas na Construção do Figurino, conduzida pela professora Ariane Morais. Ela afirmou que aquele era um tempo de descobertas e trocas e que anseia que sua oficina seja uma semente plantada para a ampliação das discussões sobre o figurino nas próximas edições do TeNpo.

O ator e preparador de elenco Felipe Hauit também mostrou o resultado de sua oficina O Ator e o Audiovisual: Interpretação para a Câmera,com a exibição de trechos de filmagens produzidas a partir da interpretação dos alunos. A proposta, segundo ele, era quebrar o medo que a maioria das pessoas tem da câmera, mostrando que ela pode ser utilizada de forma fácil e que permita criações futuras entre os artistas de Porangatu.A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

 

Veja Também