2017: Orçamento cultural será mantido

A secretária Raquel Teixeira anunciou que investimentos nas áreas da Educação, Cultura e Esporte serão mantidos

Postado em: 25-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai manter no ano que vem, de todos os investimentos realizados em 2016. A garantia é da secretária Raquel Teixeira, ao apresentar à imprensa goiana o Relatório de Gestão 2016.  “O Fundo de Arte e Cultura está assegurado, a Lei Goyazes assegurada, o Pró-Esporte, o Pró-Atleta, enfim, todos os projetos e programas existentes nas áreas da Educação, da Cultura e do Esporte estão assegurados e com implementos. Na Educação, por exemplo, estamos implantando as escolas em tempo integral e aprimorando nosso sistema de avaliação”, informou a secretária ao apresentar o balanço anual da Secretaria.

A secretária classificou como extremamente positiva a conclusão do seu segundo ano à frente da Seduce. Elogiou a iniciativa visionária do governador Marconi Perillo de reunir as três áreas em uma pasta só, o que proporcionou uma melhor administração dos recursos públicos. “Essa junção permitiu uma economia na área meio e a canalização dos recursos disponíveis para as áreas fim. Isso significou muito para o aluno, o artista e o atleta”, disse ao frisar que esta é a principal meta.

Raquel informou que foram investidos cerca de R$ 500 milhões este ano. “Quando a gente fala em números a gente não tem noção do impacto disso na vida da pessoa. Nós, da Seduce, lidamos com números porque eles são necessários, mas a gente transforma cada número, cada real, em resultados. E é isso que nos importa, saber o que cada ação traz de impacto na vida da pessoa”.

Continua após a publicidade

Questionada sobre as expectativas para o ano que vem, tendo em vista a crise econômica pela qual o país atravessa, Raquel garantiu que todos os investimentos serão mantidos. “O Fundo de Arte e Cultura está assegurado, a Lei Goyazes assegurada, o Pró-Esporte, o Pró-Atleta, enfim, todos os projetos e programas hoje existentes nas áreas da Educação, da Cultura e do Esporte estão assegurados e com implementos. Na Educação, por exemplo, estamos implantando as escolas em tempo integral e aprimorando nosso sistema de avaliação”.

Na área de Cultura, um balanço foi apresentado e, segundo este, os tradicionais festivais culturais aconteceram “com uma qualidade inquestionável”, disse a secretária. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016) e o Canto da Primavera 2016 foram responsáveis por atrair um público de 55 mil pessoas nas cidades de Goiás e Pirenópolis.“A qualidade se consolida. O mundo todo fala do Fica, o Canto foi um sucesso de público. A nossa certeza é que 2017 será ainda melhor”, celebrou. (Goiás Agora) 

Veja Também