Dermatologista alerta sobre os cuidados com a micose durante as férias

Os fungos, principal causador das micoses, podem estar em banheiros úmidos, praias, piscinas e saunas

Postado em: 28-12-2016 às 14h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Dermatologista alerta sobre os cuidados com a micose durante as férias
Os fungos, principal causador das micoses, podem estar em banheiros úmidos, praias, piscinas e saunas

As micoses, famosas infecções causadas por fungos, podem ocorrer na pele, unhas e cabelo, além de outras partes do corpo. O contato com superfícies úmidas, como os banheiros, praias, piscinas e saunas são os locais mais comuns e propícios para desenvolver a micose, devido a exposição a umidade e a temperaturas altas. As micoses mais comuns são as fúngicas nas unhas, as chamadas onicomicoses, e em áreas de dobras da pele, como na virilha, axila e entre os dedos. O couro cabeludo, por sua vez, também pode ser acometido nas crianças.

Para o médico dermatologista Luciano Morgado, verão e férias são períodos mais propícios para o fungo se desenvolver. Eles estão presentes em diversos ambientes e gostam bastante de umidade, por isso as áreas de dobras da pele são mais afetadas, devido ao acúmulo de umidade nestes locais. “As unhas dos pés também são afetadas devido ao seu crescimento mais lento, o que facilita o crescimento dos fungos. Pessoas com baixa imunidade também são mais suscetíveis a adquirir as infecções fúngicas”, destaca o médico e salienta, ainda, que animais também podem ser portadores dos fungos, como os gatos e cachorros.

Continua após a publicidade

Para o tratamento, é necessário avaliação de um médico e nos casos mais leves o tratamento consiste no uso de antifúngicos tópicos por cerca de 3 a 4 semanas. Já nas micoses mais extensas pode ser necessário associar antifúngicos por via oral, como o itraconazol, fluconazol ou terbinafina. “As micoses de unha são mais difíceis de serem erradicadas, necessitando do uso combinado de medicações por via oral e tópica por um período entre 3 e 6 meses. Uma alternativa interessante para o paciente que não pode tomar muitas medicações por via oral é o uso do Laser para tratamento das micoses de unha”, orienta.

Os lasers Spectra e Fotona (Nd YAG) vêm trazendo bons resultados no combate da micose, normalmente sendo realizadas entre 5 e 7 sessões com intervalos de 15 dias. As micoses de couro cabeludo também são um pouco mais difíceis de serem erradicadas, necessitando do uso de medicação por via oral por cerca de 4 a 6 semanas.

Conheça os sintomas mais comuns:

·      Coceira;

·      Pele descamativa;

·      Frieira: lesão na pele que descama e coça, geralmente nos pés, entre os dedos;

·      Impigem: lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada que coçam e descamam.

Prevenção

·      Ter bons cuidados de higiene;

·      Manter o corpo limpo e seco;

·      Evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.

·      Utilizar roupa de algodão que permita a pele respirar. 

(Foto: reprodução)

Veja Também