O que esperar de 2017 nos cinemas?

O Hoje lista as grandes estreias do ano na sétima arte para agradar os cinéfilos de plantão

Postado em: 03-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: O que esperar de 2017 nos cinemas?
O Hoje lista as grandes estreias do ano na sétima arte para agradar os cinéfilos de plantão

Toni Nascimento

Quando um novo ano aponta no horizonte, as expectativas de um recomeço renascem nos corações mais esperançosos. Para alguns felicidade é ter saúde, para outros é ter a chance de sentir as chamas do amor e, para uma grande parte, conseguir aquela promoção tão esperada no trabalho. Mas existe um seleto grupo  que encontra o sabor doce da alvorada de um ano novo nos aguardados lançamentos do cinema. 

Continua após a publicidade

E para essa comunidade exigente, 2017, que iniciou seus trabalhos há apenas dois dias, é um prato cheio para satisfazer o público mais aleatório – que curte um cineminha só para a mais pura diversão ou para ter uma desculpa de se encontrar com aquele crush maroto – até aos verdadeiros amantes da sétima arte.Ciente deste desejo insaciável, o Essência lista as grandes estreias de 2017. Use-a com sabedoria para organizar a sua agenda e o seu bolso. 

DC

Para os ‘DCnautas’ de plantão, 2017 é carregado de insegurança. A DC Comics vêm, desde 2016, tentando construir o seu universo cinematográfico compartilhado, a exemplo da arqui-inimiga Marvel, mas anda tropeçando mais do que acertando. Neste ano ela tem duas novas chances de concertar o seu percurso e acertar, trazendo a felicidade para os apreciadores de super-herói. 

No dia 2 de junho, estreia Mulher Maravilha. O filme vai contar a história de origem da heroína, vivida por Gal Gadot, e como ela entrou em contato com a nossa civilização. Logo depois, no fim do ano, será lançado o primeiro filme da Liga da Justiça, que irá unir os mais famosos heróis da DC. O lançamento está previsto para 16 de novembro.

Marvel

A Marvel iniciou a era dos super heróis no cinema há quase 10 anos, e até hoje não perdeu o posto de queridinha do grande público. Seus filmes cheios de piadas e leveza agradam desde crianças e adolescentes a pessoas de meia idade. Em 2017 será a primeira vez que o estúdio irá lanças três filmes em um mesmo ano, começando por Guardiões da Galáxia Volume 2. O longa, marcado para 25 de abril, está bem mais carregado com a personalidade do seu diretor, James Gunn, e promete ser muito mais louco e engraçado que o primeiro. 

Em seguida, é a vez de Homem Aranha: De Volta ao Lar, que marca o retorno do ‘Cabeça de Teia’ (Tom Holland) para o Estúdio Marvel, uma vez que seus direitos no cinema eram uma exclusividade da Sony. Com estreia na agenda para 7 de julho, o filme irá revelar uma nova faceta do Aranha, já que a ideia é explorar sua juventude e sua vida no colegial. Por último, mas não menos importante, temos Thor: Ragnarok para 25 de outubro. O terceiro filme solo do ‘deus do trovão’ (Chris Hemsworth) promete ser uma mistura de sombrio e engraçado. Ele também vai contar com as participações dos heróis Hulk (Mark Ruffalo) e Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)

Premiações

Moonlight está sendo um dos grandes queridinhos da fase de premiações e está sendo considerado o novo O Segredo de Brokeback Mountain. Apesar de ainda não ter saído a lista dos indicados ao Oscar, ele está sendo cotado como um dos preferidos a melhor filme. O longa dirigido por Barry Jenkins tem previsão de estreia no Brasil para 23 de fevereiro e conta a história de Black (Trevante Rhodes), um homem gay que trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Outro filme aguardado é La La Land – Cantando Estações, do diretor Damien Chazelle, que têm previsão para 19 de janeiro aqui nas terras tupiniquins. O musical conta a história de amor entre um pianista (Ryan Gosling) e uma atriz iniciante (Emma Stone). Estrelas Além do Tempo, nome brega brasileiro para o drama Hidden Figures, conta a história de três mulheres negras, cientistas da NASA, que enfrentam preconceitos enquanto são peças fundamentais para levar um astronauta americano ao espaço antes da União Soviética.

Se o Oscar do ano passado pecou ao ignorar artistas negros, ao que parece, o erro vai ser corrigido em 2017. Fences, dirigido por Denzel Washington, traz ele e Viola Davis em uma história dramática sobre um homem, que sonhava em se tornar um grande jogador de beisebol durante sua infância, acaba frustrado na vida como um catador de lixo.

Por último, Manchester à Beira Mar, que estreia por aqui no dia 19 de janeiro, e é dirigido pelo controverso diretor Kenneth Lonergan. Basicamente é sobre Lee Chandler (Casey Affleck), que é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. 

Nacionais

O cinema nacional também tem estreias previstas como o drama Bingo: O Rei das Manhãs, primeiro filme de Daniel Rezende, que tem estreia prevista para 24 de agosto. O longa será protagonizado por Vladmir Brichta e conta a história real de Arlindo Barreto, que foi, durante muito tempo, o homem por trás da máscara do palhaço Bozo. No auge do sucesso, ele mergulhou fundo nas drogas por não conseguir lidar com a fama e a constante guerra pela audiência. 

A Globo Filmes também está no jogo com mais duas grandes produções. Primeiro temos a volta de Didi Mocó, com o novo filme Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, com estreia prevista para 19 de janeiro e Os Penetras 2: Quem Dá Mais,também na mesma data.  Em fevereiro, Redemoinho ganha sua estreia. A obra é do cultuado José Luiz Villamarim, diretor de projetos de TV como Amores Roubados e Justiça.

Animações

Indicada ao Globo de Ouro, Moana – Um Mar de Aventuras é a primeira animação de peso no ano, com estreia marcada já para 5 de janeiro. A história é sobre uma jovem que busca aplacar a ira dos deuses sobre sua tribo na Antiga Polinésia. Prometem chamar atenção no ano também: Lego Batman (9 de fevereiro), O Poderoso Chefinho (30 de março) e  Meu Malvado Favorito 3 (29 de junho).

Outras estreias

Alguns filmes são bastante aguardados, como o novo filme do diretor Dennis Villeneuve que também é a sequência de um clássico da ficção cientifica: Blade Runner 2049, com estreia para 5 de outubro. Também é bom ficar de olho em Ghost in the Shell (Vigilante do Amanhã), para 30 de março, um remake do cultuado anime, de mesmo nome, de 1995. No dia 16 de fevereiro, estreia Trainspotting 2, continuação do original de 1996, que é considerado pela crítica e pela comunidade cinéfila um clássico do cinema cult. 

Power Rangers, que estreia no dia 23 de março, promete trazer a franquia dos heróis coloridos novamente à tona. Por último, estão todos aguardando, junto com a força, o novo filme de Star Wars. Star Wars VIII promete continuar contando a história de Ray (Daisy Ridley) e chega aos cinemas em 15 de dezembro. A versão live action de A Bela e a Fera, com Emma Watson, deve lotar as salas a partir do dia 16 de março.

Para encerrar, não podemos esquecer as famosas franquias, que ganham todo ano um novo exemplar para a sua infinita cronologia. Velozes e Furiosos 8 estreia em 13 de abril e é apenas mais um, já que Vin Diesel já divulgou que já tem planejado até o décimo longa da franquia. Para 25 de maio, temos Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, que traz de volta Jonny Depp no papel de Jack Sparrow e em uma nova aventura que parece trazer novos ares à franquia. 

Ridley Scott está de volta e traz consigo uma das maiores franquias de terror dos cinemas. Alien: Covenant, 18 de maio, é uma sequência direta de Prometheus e pelo trailer parece que vai assustar muita gente. E há ainda Planeta dos Macacos: A Guerra em 13 de julho e Kong: A Ilha da Caveira para 9 de março. Para os fãs de espionagem Kingsman – Serviço Secreto também ganha sequência neste ano, com estreia prevista para 15 de junho.

 

Veja Também