Dicas infalíveis para cuidar da pele e cabelo no verão

O Hoje lista alguns cuidados para a pele e os cabelos durante a estação mais quente do ano. Confira

Postado em: 14-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dicas infalíveis para cuidar da pele e cabelo no verão
O Hoje lista alguns cuidados para a pele e os cabelos durante a estação mais quente do ano. Confira

O verão chegou, e com ele a temporada de sol, mar e piscina que pede cuidados redobrados com a pele e os cabelos. E para aproveitar o calor, ficar com o bronzeado dos sonhos e conservar a saúde dos fios, o Essência lista algumas dicas e cuidados importantes.

O verão é uma estação deliciosa, o sol, calor, deixa qualquer dia lindo e nossa autoestima lá em cima. Quem quer aproveitar praia e piscina, deve ter alguns cuidados com os cabelos e com a pele.

Continua após a publicidade

Cabelos sedosos e brilhantes

Os cabelos também exigem alguns cuidados especiais para manter a saúde dos fios nessa época do ano. O sol causa maior dilatação da cutícula do fio, fazendo com que o cabelo perca os nutrientes, o brilho e fique ressecado.

Deixe o secador pra lá – Para que os cabelos se mantenham bonitos e com aspecto de saúde, deixe o secador de lado nos dias mais quentes e aproveite para deixar os fios secarem naturalmente.

Hidratação profunda – Hidratar os fios previne o ressecamento, por isso, a escolha de um shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo é o primeiro passo. Para dar um brilho extra, um segredo é, no último enxágue, utilizar água bem fria. Esse choque térmico é um tratamento ótimo para o cabelo ficar brilhoso e com aspecto saudável.

Cabelos presos, jamais – No verão, a umidade deixa os fios mais frágeis e o hábito de prendê-los molhados pode resultar em danos à estrutura dos fios. Então, foque em prender as madeixas somente com os cabelos hidratados e secos!

Proteção redobrada – O couro cabeludo queima e descama como a nossa pele e, para evitar esse dano, reforce a proteção solar com chapéus e bonés. No verão, o suor e a umidade podem facilitar o surgimento de problemas como seborreia, caspa e outros tipos de fungos no couro cabeludo. Realize uma limpeza profunda dos fios, da raiz às pontas, para tirar todos os resíduos.

Pele bronzeada e macia

Sua pele merece carinho nos 365 dias do ano. Mas no verão é preciso atenção redobrada! Afinal, sol, cloro, areia e mar podem deixá-la ressecada, áspera, sem viço. Para evitar isso, filtro solar e hidratantes são indispensáveis. Veja outras dicas para deixar a pele luminosa, macia e radiante.

Proteção reforçada – Quandoo assunto é pele, é indispensável o uso do filtro solar, e isso não vale apenas para a proteção do rosto, mas para todas as áreas expostas do corpo. “Para aproveitar os benefícios do sol com segurança, é necessário utilizar um protetor solar específico para o rosto e outro para o corpo”, explica Aline Mori, gerente de cuidados pessoais da marcade cosméticos Boticário. 

Hidratação frequente – “Após a exposição ao sol, é importante investir em ativos hidratantes que conservem a quantidade de água na pele”, recomenda Aline. Esses ativos podem ser encontrados em óleos corporais, hidratantes de banho ou loções em creme. A hidratação da pele deve ser realizada com mais frequência nessa época do ano para mantê-la macia e iluminada.Outra dica importante é tomar muita água e consumir alimentos leves como saladas, grelhados, frutas e sucos naturais.

Bronzeado duradouro – “Para um bronzeado duradouro, é recomendado ir devagar e tomar sol antes das 10h ou depois das 16h com filtro solar, para ficar com a cor desejada sem queimar a pele”, explica Aline. E para ajudar a manter a cor do pecado por mais tempo, aposte em alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, tomate e beterraba, que também auxiliam na proteção solar.

Peles com tatuagem

Muitas pessoas afirmam que tatuagem e sol não combinam. Que o verão é a pior época para se tatuar. Que tomar sol logo após fazer a tatuagem pode gerar infecções, queloides, manchas e desbotar o desenho. Mas a verdade é que essas afirmações já se tornaram ultrapassadas.Segundo o tatuador do estúdio Soul TattooArt& Café, Paulão Tattoo, antigamente as tatuagens levavam cerca de 15 a 20 dias para cicatrizar, pois eram procedimentos mais agressivos.

Hoje, com a evolução dos materiais, esse período caiu para 3 a 5 dias, sendo quase como uma esfoliação, e que já nem faz mais tanta ‘casquinha’. O que pode acontecer nos casos em que a pessoa toma sol sem proteção é a mudança da cor da tatuagem. “Na verdade, com uma longa exposição ao sol, os pigmentos podem tomar uma tonalidade mais escura. Por isso é fundamental que a pessoa use um protetor ou bloqueador solar, para manter a cor”, explica o tatuador.

Usar protetor ou bloqueador solar – independente se a tatuagem é nova ou antiga – é importante para todas as pessoas, o ano todo, evitando assim problemas causados pelos raios solares, para proteger o desenho, a pele e a pigmentação. Mas não é preciso ficar mais tanto tempo sem poder se expor ao sol.

O verão é a estação perfeita para mostrar aquela tatuagem. Veja a seguir alguns cuidados que você deve ter durante todo o ano para que sua tatuagem fique mais bonita:

Mantenha a tatuagem (e sua pele) protegida do sol, limpa e hidratada.Produtos específicos para tatuagem são muito indicados já que têm o necessário garantir uma boa hidratação e proteção tanto para o desenho quanto para a pele.

Não é necessário exagerar na hora de passar o bloqueador solar. Não é a quantidade que determina a proteção, mas o fator e a quantidade de vezes que você reaplica. Use em todo o corpo.

Você também pode usar um hidratante corporal em cima da tattoo, para revitalizar o desenho. O ideal é usar produtos bem emolientes, já que a pele ressecada pode gerar descamação, o que prejudica a qualidade de seu desenho.

Como a tatuagem já se tornou um adorno corporal e a época em que as pessoas mais expõem seus desenhos é no verão, hoje, o mercado já disponibiliza produtos específicos para proteção da tatuagem contra ao sol.

 

Veja Também