O prato da fortuna: prepare os ingredientes para o almoço deste domingo

Domingo (29) é dia de comer nhoque para garantir a fortuna e a sorte do mês

Postado em: 28-01-2017 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: O prato da fortuna: prepare os ingredientes para o almoço deste domingo
Domingo (29) é dia de comer nhoque para garantir a fortuna e a sorte do mês

ELISAMA XIMENES

Algumas pessoas já devem ter escutado falar da tradição do nhoque da fortuna. De acordo com a simpatia, pode-se fazer um pedido para cada massa de nhoque ingerida, desde que se coma sete delas em pé. Além disso, é necessário que haja dinheiro, de qualquer tipo ou valor, embaixo do prato. O hábito é antigo e tem origem em uma antiga lenda, que garante que a simpatia proporciona fortuna para quem a fizer. A lenda teve origem na Itália, onde a massa é escrita como gnocchi. 

Continua após a publicidade

Conta-se que, no dia 29 de algum mês e ano qualquer, São Pantaleão, um cristão vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo. Com bastante fome, ele bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família, que era grande e pobre, não tinha muito o que oferecer. Apesar disso, eles dividiram o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas de batata. São Pantaleão comeu, agradeceu pela ajuda e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que, embaixo de cada um, havia bastante dinheiro. Por isso o dia 29 de cada mês ficou conhecido como o dia do ‘Nhoque da Fortuna’ ou da ‘Sorte’.

Assim o ritual perpetuou-se. Depois que se come as primeiras sete massinhas seguindo o rito, come-se à vontade. Algumas pessoas ainda adotam o ritual de forma mais simplificada: apenas colocam o dinheiro embaixo do prato e comem o nhoque. Alguns acreditam que, para dar sorte, o dinheiro deve ser guardado, outros que o dinheiro deve ser gasto. A simpatia promete fortuna e sorte para todo o mês. Assim, repete-se o costume em todos os dias 29. No caso do mês de fevereiro, em anos não bissextos, deve-se adiantar o costume em 24 horas, ou seja, para o dia 28. Algumas versões ainda dizem que o dinheiro deve ser mantido, embaixo do prato ou do que quer que seja, até o mês seguinte.

Ainda há quem prefira usar o dinheiro para fazer doações, porque acredita que o ato de solidariedade traz boas energias. O dia 29 deste mês de janeiro caiu no fim de semana e, portanto, o Restaurante Assoluto, em Goiânia, aproveitou para reservar o cardápio para a tradição. De acordo com as regras do estabelecimento, a pessoa deve colocar a moeda de R$ 1 debaixo do prato e dizer a seguinte frase: “São Pantaleão, estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”. O Essência ainda separou receitas de nhoque para que você possa garantir sua fortuna do mês. 

Veja Também