Jovem goiana lança primeiro romance

A escritora Bela Dias participa de lançamento e bate-papo, neste sábado, na Saraiva Flamboyant

Postado em: 11-02-2017 às 08h36
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovem goiana lança primeiro romance
A escritora Bela Dias participa de lançamento e bate-papo, neste sábado, na Saraiva Flamboyant

Natália Moura

Neste sábado (11), a escritora goiana Bela Dias lança seu primeiro livro, o romance Os Últimos Dias. Bela só tem 19 anos, e já é uma aposta do mercado editorial. Em seu primeiro romance, conhecemos Raquel, uma garota de apenas 16 anos que possui leucemia. No hospital, a personagem conhece Gabriel, de 6 anos, que possui a mesma doença. Com a nova amizade, Raquel se vê obrigada a contar para o menino sobre os encantos da vida, que ele ainda não teve chance de conhecer. 

Segundo a autora, a inspiração para o livro veio de uma história contada por sua irmã mais nova. “Fiquei fascinada com a história que minha irmã me contou, da professora dela que visitava um garotinho com câncer. Depois disso, passei vários dias pesquisando sobre o assunto”, relembra. 

Continua após a publicidade

Bela trabalhou por três anos na escrita de Os Últimos Dias. De acordo com ela, no início ela não achou que iria conseguir terminar o romance, mas, depois que conseguiu, decidiu publicá-lo. Os Últimos Dias rompe as histórias de romances famosos. Nele, não existe uma história de amor de casal, mas sim uma história de amor e amizade. “A amizade é uma das coisas mais importantes para mim; eu estava cansada de romances só entre namorados”, afirma a jovem escritora, que se inspirou na irmã mais nova para construir o personagem Gabriel. “Me inspirei na minha relação com minha irmã, nas brincadeiras de infância”, conta. Bela também se inspira no estilo de escrita de Sophie Kinsella. “Ela é muito leve e humorada, mas eu gosto muito de colocar sentimentos nos meus textos”, comenta a jovem. 

Este é o livro de estreia de Bela como escritora, mas a relação com as palavras não é novidade na vida dela. Segundo a jovem, ela se deu conta de que queria ser escritora com 15 anos. De lá para cá, ela já escreveu haicais, contos e até roteiros de filmes. Bela acabou de iniciar a faculdade de Cinema na Fundação  Armando Alvares Penteado (Faap) em São Paulo. Seu processo de criação consiste em desenvolver as ideias que tem. “Eu tenho assim um flash, uma ideia, aí eu vejo se tento fazer alguma coisa, e eu nunca descarto”, relata. 

A temática de Os Últimos Dias é muito forte e muito importante. O câncer infanto-juvenil é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil. Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizou uma campanha de conscientização sobre essa realidade. Segundo o instituto, os tipos de câncer mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e os linfomas. 

Bela espera que seu livro retrate essa realidade de 12.600 crianças e adolescentes brasileiras (estimativa de 2016 do Inca), e ajude a mudar a forma como as pessoas enxergam isso. “Essa temática precisa ser discutida, e é uma forma leve das pessoas se conscientizarem”, relata a escritora, que pretende visitar hospitais e conhecer os pacientes. Além disso, a autora quer passar uma mensagem positiva aos seus leitores. “Apesar da temática, cada dia é uma oportunidade nova, e a gente não pode perder isso, não pode jogar fora”, finaliza.

O romance Os Últimos Dias teve tiragem de 1.500 exemplares e foi lançado pela editora Novo Século, pelo selo Talentos da Literatura Brasileira. O selo tem o intuito de abrir portas para novos escritores nacionais e revelar talentos jovens. Com uma década de existência, já foram publicados mais de mil autores inéditos. O livro já está à venda no site da editora e em livrarias por R$ 25. 

SERVIÇO:

Lançamento do livro ‘Os Últimos Dias’, de Bela Dias

Quando: 11 de fevereiro (sábado)

Horário: a partir das 15h

Onde: Saraiva Flamboyant 

Entrada gratuita 

Veja Também