Como montar o cantinho dos livros para os pequenos

Confira sete dicas para transformar um simples espaço de casa em um ótimo estímulo à leitura das crianças

Postado em: 18-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como montar o cantinho dos livros para os pequenos
Confira sete dicas para transformar um simples espaço de casa em um ótimo estímulo à leitura das crianças

Estimular a leitura desde os primeiros anos de vida traz inúmeros benefícios para a criançada. Além do estímulo à linguagem – tanto oral quanto escrita –, esse momento em família fortalece a interação e o vínculo entre pais e filhos, aumenta o repertório cultural dos pequenos, a criatividade, a compreensão, o armazenamento de informações e o resgate de memórias passadas.

Pensando em contribuir ainda mais para o estímulo ao gosto por livros na primeira infância, a Leiturinha, clube de assinatura de livros infantis, selecionou algumas dicas para transformar um simples espaço, em casa, em um ótimo cantinho da leitura. E o Essência lista abaixo.

1. Escolher um espaço

Continua após a publicidade

O primeiro passo é reservar um local adequado em casa. Pode ser um canto da sala, que esteja sobrando, ou até mesmo uma parede vazia. Pode-se adequar o projeto ao espaço que se tem disponível em casa.

2. Abusar da criatividade

Monte prateleiras e estantes acessíveis às mãozinhas do pequeno. Existem algumas movelarias que comercializam estantes em tamanhos adequados, mas, com criatividade, os próprios pais podem confeccionar uma. O importante é que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros.

3. Criar um ambiente aconchegante

Não precisa de luxo. Um ambiente bem iluminado e algumas almofadas, tapetes ou pufes vão deixar ocantinho da leitura bem mais gostoso e aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras.

4. Apostar na curadoria do conteúdo

É importante uma seleção de livros adequada à fase da criança. Ela precisa ser acessível ao seu entendimento e explorar sua evolução de maneira prazerosa. É necessário também que se conheçam as preferências da criança. Observando o pequeno no seu dia a dia, pode-se ter indícios claros das suas preferências literárias. Hoje, também existe no mercado a opção dos clubes de leitura, como a Leiturinha, que conta com uma equipe especializada no assunto e que seleciona livros adequados ao perfil de cada pequeno.

5. Organizar os livros com a criança

Defina uma maneira de organizar os títulos. Pode ser por gênero, autor, ordem alfabética – da forma como for mais fácil. A criança também pode participar da organização, o que despertará ainda mais a curiosidade dos pais. 

6. Quantidade de livros

Não é necessário que se defina um número exato de títulos presentes na biblioteca do pequeno. É necessário que ele entre em contato com diferentes tipos de obras literárias e que esse contato esteja vinculado a uma rotina. 

7. Novidades

Outro ponto importante é que esses títulos precisam ser renovados com certa frequência. Uma boa pedida é reservar dias para visitas a livrarias e/ou assinar um clube de livros infantis, já que é possível receber, periodicamente, livros selecionados por equipes de pedagogos e psicólogos. Cabe aos pais escolher os exemplares.

 

Veja Também