Mais cor, por favor

Especialista dá dicas para quem deseja repaginar a casa com as cores do momento

Postado em: 03-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais cor, por favor
Especialista dá dicas para quem deseja repaginar a casa com as cores do momento

JÚNIOR BUENO

O ano já começou faz uns meses, mas 2017 ainda pode ser de mudanças, principalmente para quem quer dar aquela repaginada na casa ou em alguns ambientes. O ano promete ser colorido, e as pessoas podem usar imaginação e criatividade para compor os espaços. A Pantone anunciou que o verde greenery será a cor do ano e também trouxe outras paletas importantes como azul-niágara, amarelo, azul-island paradise e lápis blue, que trazem mais vitalidade e energia para 2017. O flame, uma tonalidade laranja, também será uma boa aposta para ambientes como cozinha e varanda. 

Para Valsemir Cunha, designer de interiores da BR Home Centers, pink, azul caneta, laranja e vermelho são cores vibrantes que transmitam energia para os ambientes. “Essas cores vivas estão prontas para interagir, conectar e compartilhar, e isso faz parte cada vez mais do nosso cotidiano”, destaca o especialista. 

Continua após a publicidade

Neste ano, o cinza continua com força total. Bom para o João Dória, ruim para quem ama uma cor. Mas, aí, pode-se contar como aliados os detalhes coloridos. “Essa cor deixa qualquer espaço com um ar mais sofisticado e elegante. Seja com tinta ou cimentícios, o cinza pode ser mesclado com amarelo, azul ou verde. O ideal é ter a orientação de um profissional para não pecar pelo excesso e para escolher a cor ideal para cada cômodo”, explica Valsemir. 

Já os mais tímidos podem apostar nos tons neutros, que continuam em alta e trazem mais sutileza para o ambiente. “O menos sempre é mais. O azul mais claro também é uma boa aposta, pois remete a tranquilidade do céu e do mar. Outra cor que vem com tudo em 2017 é o verde, e não é a toa que a Pantone já definiu esse tom como a cor do ano. Além disso, o verde mais claro pode ser meslado com o verde escuro, remetendo as cores da natureza”, reforça o consultor. 

Outra dica importante do designer: ao pensar a cor do ambiente, imagine-o com a luz do dia e também quando escurece: as lâmpadas podem deixar a pintura um pouco mais fria. “E não tenha vergonha de pedir aquelas paletas das cartelas das marcas. Dali, podem  sair combinações que você nunca imaginaria”, comenta. 

Outra sugestão para dar uma cara nova aos ambientes da casa é utilizar revestimento. “Ele deixa o papel de simples divisor de ambientes para tornar-se protagonista. Para isso, podem ser usados concreto, madeira, ripas ou mesmo papel de parede. As texturas como a cortiça, o feltro e as madeiras claras são representadas em revestimentos. No papel de parede, as listras são destaque em ambientes neutros, e os tridimensionais em banheiros e cozinhas”, conclui o especialista. 

O designer destaca ainda que a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de escolher cores para pintar uma parede. “Hoje, você pode contar com a ajuda de vários aplicativos disponíveis para downloads. Com essas ferramentas, é possível ter uma ideia de como ficaria sua parede pintada de uma determinada cor ou ainda qual tonalidade é a melhor escolha de acordo com as cores que já compõem aquele cômodo”, explica. 

Valsemir dá o exemplo do aplicativo Homestyler Interior Design. “Com ele, você tira uma foto do ambiente a ser decorado e pode adicionar modelos tridimensionais, decorando sua casa virtualmente. Assim, você tem uma ideia bem clara de quais móveis combinar, que tipo de tapete utilizar e muito mais”. 

Algumas marcas também disponibilizam essas facilidades para seus clientes, utilizam a realidade aumentada para simular mudanças nos ambientes, algo essencial para não errar na hora de escolher uma tinta. Na da Coral, por xemplo, é possível visualizar dados exatos da cor e se dirigir a uma loja para adquiri-la. Já no aplicativo da Suvinil, você tira uma foto e descobre o nome da tinta referente àquela cor. Também pode conferir dicas e tutoriais sobre como fazer efeitos decorativos e pintar melhor suas paredes – além de uma calculadora para medir a quantidade de tinta necessária para evitar o desperdício.

Veja Também