Exposição de Bertazzi é aberta em Goiânia

Mostra ‘Outra Distância’ fica em cartaz até 5 de abril próximo

Postado em: 08-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Exposição de Bertazzi  é aberta em Goiânia
Mostra ‘Outra Distância’ fica em cartaz até 5 de abril próximo

A partir desta quarta-feira (8), entra em cartaz, na LowBrow Lab Arte & boteco, a mostra de pinturas Outra Distância, do artista Galvão Bertazzi, criador da famosa tirinha Vida Besta, publicada na Folha de S.Paulo. A exposição reúne trabalhos produzidos entre 2011 e os dias atuais, e traz um acervo de desenhos sobre telas, em formatos maiores. A abertura de Outra Distância contará com a presença de Bertazzi e discotecagem de Ângelo Martorell, com o projeto Engroove.  

Galvão nasceu em Campinas (SP) e, muito cedo, veio morar em Goiânia, onde viveu até 2004. Hoje, reside e trabalha em Florianópolis. Mas foi durante a juventude, em solo goiano, que desenvolveu sua verve criativa e visão ácida – e quase sempre feroz – em relação à sociedade urbana. 

As relações interpessoais, a urbanidade, o amor, a raiva, a família e o caos contemporâneo fazem parte das temáticas abordadas por Galvão em sua arte. Por meio de traços rápidos e crus, o artista vem, desde então, de maneira compulsiva, tentando dialogar com o mundo ao seu redor.

Continua após a publicidade

Grande parte de seu trabalho, já conhecido nacionalmente, se traduz nos quadrinhos que produz, nas ilustrações e tirinhas de jornais que publica e nos livros que lança e comercializa por sua própria editora, a Juarez & Donizete. Contudo, já há alguns anos, vem extrapolando este meio e adentrando no circuito das artes. O amadurecimento de sua carreira e de sua técnica o levaram, naturalmente, a este caminho.

Se nos quadrinhos dá prioridade ao traço rápido, manchas pretas de nanquim e humor ácido, nas telas o desenhista compulsivo sobrecarrega o risco, agora menos ágil, com cores sobrepostas, às vezes atropeladas, com texturas pesadas de tinta acrílica. Faz uso do erro e da superposição de cenários e personagens, expondo intersecções mentais.

“Acúmulo excessivo de informação, personagens tortos e pensamentos perdidos são os vértices do triângulo de minhas  visualidades, intimamente relacionadas com as incertezas do mundo contemporâneo, o tempo e as relações, muitas vezes de vazio espiritual, em que estamos inseridos”, explica o artista sobre suas obras. 

SERVIÇO:

Exposição ‘Outra Distância’, 

de Galvão Bertazzi 

Abertura: 8 de março às 20h 

A exposição permanece até dia 5 de abril

Onde: Lowbrow Lab Arte & Boteco (Rua 115 Qd. F 43A, Lt. 214. nº1.684, Setor Sul  

Contato: (62) 3991-6175 / Entrada franca

Veja Também