‘A Fabulosa Fábrica de Chocolate’ é opção de entretenimento no domingo

Pinheiro Produções Artísticas faz montagem da clássica história de Willy Wonka

Postado em: 09-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘A Fabulosa Fábrica de Chocolate’ é opção de entretenimento no domingo
Pinheiro Produções Artísticas faz montagem da clássica história de Willy Wonka

Natália Moura

Neste fim de semana, estreia em Goiânia, no Teatro Madre Esperança Garrido, o musical infantil A Fabulosa Fábrica de Chocolate. O diretor do espetáculo, Luiz Roberto Pinheiro, referência no teatro infantil, tem seu trabalho reconhecido nacionalmente pela maturidade da direção e qualidade de seus espetáculos. Ele coordena a Pinheiro Produções Artísticas, companhia que faz a montagem da peça. “É uma opção da companhia investir em produções para crianças. Ela foi criada, 20 anos atrás, com a intenção de formar plateia. Então, hoje, chegam pessoas para assistir aos espetáculos e me falam: ‘Ah, eu assistia às suas peças na época da escola, e hoje trouxe meus filhos’. Assim, a gente percebe o quanto é importante formar um público para teatro através da iniciação”, relata Luiz. 

Em A Fabulosa Fábrica de Chocolate, a Pinheiro Produções reproduz o que vem sendo feito há anos em seus espetáculos. Cores, muito brilho, efeitos multimídias, cenários virtuais, adoção de clássicos recursos do teatro – a exemplo do ilusionismo, com um texto enxuto –, atores bem ensaiados e uma direção que passeia por todos os segmentos fazem parte do todo. “É um espetáculo feito com muita qualidade técnica, com um texto muito bem cuidado, atores muito talentosos, cenografia impecável. É como fazer um bolo: todos os ingredientes estão na dosagem certa. Temos uma preocupação estética muito grande; fazemos espetáculos de extrema qualidade artística”, conta o diretor. 

Continua após a publicidade

Mas, para alcançar esse resultado foram entrentadas algumas dificuldades. “Foi uma coisa muito complicada – fazer essa montagem –, porque tanto no filme quanto no livro existe uma linguagem surreal, e eu tive de passar isso para uma linguagem mais perceptível para as crianças”, conta Luiz, que inseriu no texto valores familiares e lições, como a gula e a preguiça, tudo de forma didática. “O resultado está sendo ótimo! Estreamos no mês passado, no Teatro Sesc Salvador, e agora estamos trabalhando com escolas de Goiânia. As crianças estão amando o espetáculo”, conta. 

Os projetos teatrais de Luiz Roberto Pinheiro são espetáculos infantis com duração de uma hora, e seguem a linha de teatro infantil para crianças, com componentes tradicionais revistos e modernizados. Eles também trabalham com qualidade clássica no teatro. A Fabulosa Fábrica de Chocolate possui 120 peças no figurino; dez perucas; 12 cenários; quatro projeções multimídias; 112 profissionais envolvidos direta e indiretamente; seis efeitos especiais e 38 adereços de cena.

O espetáculo conta a história de Charlie Bucket, um garoto pobre que vive com os pais (Senhor e Senhora Bucket) e avós (Josephine e George Bucket) numa pequena e miserável casa (em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, doce que ganha no dia de seu aniversário, e do maior fabricante do doce, Willy Wonka, cuja enorme e enigmática fábrica se encontra bem perto de sua casa. 

“É um espetáculo para toda a família, em que a plateia se emociona muito com a história do garotinho pobre e dos valores familiares. É muito divertido e emocionante”, conta Luiz.  

A Fantástica Fábrica de Chocolate é originalmente um livro infantil do escritor Roald Dahl. Ele é conhecido por sua linguagem fácil e espontânea, bem como por suas detalhadas descrições. A história ganhou duas adaptações para o cinema. A última delas foi com o filme homônimo do diretor Tim Burton, que foi lançado em julho de 2005 nos cinemas brasileiros. 

A próxima produção da companhia será a montagem de O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, um dos livros das Crônicas de Nárnia, de C.S Lewis. A estreia em Goiânia sera em setembro.

SERVIÇO:

Espetáculo “A Fabulosa Fábrica de Chocolate”

Quando: 9 de abril (domingo)

Horário: 17h

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido 

(Av. Contorno, nº 241, Setor Central – Goiânia) 

Entrada: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada – (crianças, 

estudantes e pessoas acima de 65)

Ingressos: www.compreingressos.com.br 

DESCONTOS:

Portador do cartão Unimed tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos (entradas inteiras). A meia-entrada não dá direito a desconto.

INDICAÇÃO: acima de 3 anos

DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos (sem intervalo)

RESTRIÇÕES: celular ligado, alimentos e bebidas, crianças de colo, fotos e filmagens sem autorização da produção do espetáculo

Veja Também