Estudantes do IFG apresentam dança contemporânea em Aparecida de Goiânia

Espetáculo gratuito é no Teatro do Ponto de Cultura Cidade Livre

Postado em: 29-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Neste sábado (29), às 19h30, uma turma de 21 estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Aparecida de Goiânia apresenta o espetáculo de dança contemporânea AdoleSendo, no Teatro do Ponto de Cultura Cidade Livre (Av. Progresso, Qd. 21, Lt. 04, Casa 1, Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia). A apresentação é gratuita e conta com o apoio do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia e da Giro 8 Cia. De Dança.

O projeto Corpo Composto foi criado com o intuito de oferecer espaço de protagonismo para jovens por meio das artes cênicas, em especial, da dança. Segundo as coordenadoras do trabalho, as professoras Giovana Consorte e Rousejanny Ferreira, esse é um projeto de pesquisa do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, que tem como prioridade valorizar o potencial criativo dos estudantes, por meio de aulas regulares de dança e de práticas corporais. Giovana comenta: “O que buscamos é desenvolvimento de diferentes possibilidades de movimento, com a proposição de novos olhares para esse corpo que se move”. Rousejanny, que também é coordenadora da Licenciatura no câmpus Aparecida de Goiânia, complementa: “A prática da dança no Ensino Médio é uma oportunidade de acesso e de aprofundamento na arte. Os estudantes se enriquecem, culturalmente, não apenas na dança, mas também em outras linguagens artísticas”.

AdoleSendo

Continua após a publicidade

O trabalho artístico foi pensado para dialogar principalmente com adolescentes como uma forma desse público se identificar, cenicamente, com questões comuns ao seu cotidiano. Em cena, são vistas relações construídas dentro e fora da sala de aula, os condicionamentos e afeições na constituição da adolescência. Elementos que formam expectativas de uma fase de decisões intensas na vida estudantil. O espetáculo traduz a ideia de compartilhar pesquisas de dança feitas na e sobre a escola apontando-a como um espaço de representatividade.

Quando os jovens que integram o elenco são questionados sobre suas razões de fazer parte de um projeto como este, são ouvidos  depoimentos, como o de Victor Bringel, que diz: “A dança é uma forma de se acalmar, é a maneira de se divertir conhecendo você mesmo”. Mikaelly Lima, por sua vez, reforça a prática como forma de comunicação entre pares: “Eu acredito que essa seja uma das coisas mais bonitas que a dança proporciona, a conexão silenciosa que se estabelece entre todos. Somos muitos, mas também somos um só”. Já Caroline derrete-se ao falar de si mesma: “Eu amo a experiência, porque é tão bom quando você está dançando! Parece que todos os seus problemas somem, e você é só aqui, que você só nasceu para aquilo”.

Verticalidades

Os jovens do Corpo Composto têm idade entre 14 e 20 anos, e, com exceção de uma aluna do curso superior em dança, todos os demas são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFG Aparecida de Goiânia, estudando em tempo integral na escola. As disciplinas de Artes (Música, Dança, Teatro, Artes Visuais) fazem parte do currículo dos cursos de Ensino Médio que, nesta unidade do Instituto, formam técnicos em Agroindústria, Edificações e Química. O câmpus Aparecida oferece também três cursos superiores, dentre eles, a Licenciatura em Dança, que abriu suas portas em setembro de 2013. Já há casos de alunos egressos do Ensino Médio que ingressaram neste curso superior.


SERVIÇO:

Espetáculo de dança contemporânea ‘AdoleSendo’ – ‘Corpo Composto’ – IFG Aparecida de Goiânia

Quando: 29 de abril (sábado) às 19h30

Onde: Teatro do Ponto de Cultura Cidade Livre (Av. Progresso, Qd. 21, Lt. 04, Casa 1, Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia)

Entrada gratuita

www.ifg.edu.br/aparecida 

Veja Também