Concurso Nacional de Paisagismo Urbano está com inscrições abertas

Serão consideradas as primeiras 30 inscrições

Postado em: 29-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Concurso Nacional de Paisagismo Urbano está com inscrições abertas
Serão consideradas as primeiras 30 inscrições

Numa iniciativa da Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e Prefeitura de São Paulo, com o apoio e organização da Francal Feiras, estão abertas as inscrições para o 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano (ANP) – Edição 2017.

Arquitetos, paisagistas, agrônomos, biólogos e demais profissionais que atuam na área de planejamento de paisagem interessados em participar poderão entrar no site www.expopaisagismobrasil.com.br e acessar todas as informações para participar. Serão consideradas as primeiras 30 inscrições, observando-se a ordem cronológica de acordo com a data e o horário contidos no e-mail .

A área objeto do concurso é a Praça Jorge Cury, escadaria, mirante, jardins laterais e acesso ao Parque da Aclimação em São Paulo (SP), com cerca de 3.800 m², tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat em 1986.

Continua após a publicidade

Após a confirmação da inscrição, os candidatos devem entregar a Proposta de Anteprojeto Paisagístico, pessoalmente ou por Correio, até às 17h do dia 31 de julho, na sede da Francal Feiras (Avenida ZakiNarchi, 500 – Torre III – Vila Guilherme – 02029-000 – São Paulo-SP).

A documentação a ser entregue, em formato digital (pen-drive) e impressa, inclui breve currículo e foto do participante, o anteprojeto (planta baixa, detalhes, cortes, em escala métrica decimal), eventuais fotografias, esquema gráfico e perspectivas que possam colaborar para compreensão, definição das espécies vegetais a serem utilizadas, motivação da escolha e outras observações relevantes à compreensão do projeto, ficha de inscrição, declaração e indicação de patrocínio. Os documentos estão disponíveis no www.anponline.org.br.

O anteprojeto deve conter todas as diretrizes do projeto paisagístico e não pode ter valor de implantação superior a R$ 350 mil . Caso o valor seja superior, o participante deverá indicar os patrocinadores que honrarão com a diferença. O projeto executivo e eventuais projetos complementares serão feitos no momento da implantação e remunerados em 4% do valor estimado.

Para viabilizar a confecção do anteprojeto, a página disponibiliza fotos e planta baixa da Praça Jorge Cury. O levantamento topográfico, arborização urbana, dados geográficos e urbanos podem ser consultados no Mapa Digital da Cidade de São Paulo, no http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx (dar zoom em região: Sé / bairro Liberdade / Parque da Aclimação).

Julgamento e prêmios

Para a escolha dos projetos vencedores serão considerados como critério criatividade/estética, sustentabilidade/preservação ambiental, impacto sociocultural, funcionalidade, segurança e viabilidade/manutenção. A lista com os finalistas será divulgada no site da ANP no dia 14 de agosto, e os dois vencedores (1º e 2º lugares) serão conhecidos em cerimônia de premiação no dia 17, durante a Expo Paisagismo Brasil – Feira de Paisagismo, Arquitetura Sustentável e Outdoor Living (de 15 a 18 de agosto, no Expo Center Norte).

O 1º colocado receberá como prêmio quatro estadias em apartamento duplo no Casa Grande Hotel Guarujá, em São Paulo, e um programa AutoLandscape 2017 da AuE Soluções; o 2º ganhará um programa AutoLandscape 2017 da AuE Soluções. 

Além disso, o projeto vencedor poderá ser implantado pela Prefeitura de São Paulo, ainda que em etapas e de acordo com as possibilidades financeiras ou possível parceria público-privada, após aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). O autor do projeto será chamado a desenvolver o projeto executivo, implementar alterações que possam vir a ser solicitadas pelo Conpresp e acompanhar a implantação da obra.

Com isso, o Concurso quer transformar a área da Praça Jorge Cury num projeto piloto que servirá de base para demais municípios, a fim de demonstrar importância do planejamento adequado das interferências no paisagismo urbano e necessidade de preservar história, cultura paisagens de uma região. 

Veja Também