Obras de Américo Poteiro estão no ‘Flamboyant Garden Festival’

No piso 3, o público pode contemplar as pinturas em óleo sobre tela que retratam a cultura e o regionalismo locais

Postado em: 01-07-2017 às 07h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras de Américo Poteiro estão no ‘Flamboyant Garden Festival’
No piso 3, o público pode contemplar as pinturas em óleo sobre tela que retratam a cultura e o regionalismo locais

O ceramista e pintor Américo Poteiro tem estilo próprio, mas é impossível negar a influência do pai, já falecido, Antônio Poteiro. Nas obras assinadas por Américo para a mostra Tradição Reinventada, de 1º a 31 de julho, no Flamboyant Shopping Center, é possível comprovar isso. No piso 3, o público pode contemplar as pinturas em óleo sobre tela que retratam a cultura e o regionalismo locais. Os painéis, um dos diferencias do artista Américo Poteiro, também estão na exposição. Um deles, nomeado Revoada de Garças, mede 1,80m por 3,40m, em técnica óleo sobre tela.  

Outros dois pequenos painéis em cerâmica detalham o ofício do artista de forma didática para o público. Os painéis são trabalhos inéditos e reforçam a beleza da maestria de moldar o barro com as mãos.  Já algumas telas foram pintadas há cerca de cinco anos, mas foram vistas em poucas oportunidades pelo público.

Além de dar continuidade ao legado do pai, Américo Poteiro vem celebrando a arte de esculpir peças em cerâmica, cheias de personalidade, e em pinturas com traços genuinamente rurais e ecológicos. No espaço, estão expostas oito esculturas com foco na natureza e na mitologia. 

Continua após a publicidade

“Só comecei a pintar depois da morte de meu pai, que era um incentivador de meu trabalho”, recorda o artista, que é autoditada, como era o pai Antônio Poteiro. 

Américo Batista de Souza Neto, o Américo Poteiro, nasceu em Araguari (MG) em 1954. Personagem ilustre, ceramista, escultor e artista, já na infância percorreu pelos meandros da arte e do ofício de trabalhar peças de barro, uma tradição da família em Portugal. Com o pai, Antônio Poteiro aprendeu os segredos de moldar o barro. Embora tenha participado intensamente da trajetória de Antônio Poteiro, visivelmente desprende-se da temática deste, buscando formas que expressem a vida com vigor e mais movimento. 

Em meados de 1973, começou, de fato, a esculpir suas próprias peças. Seus trabalhos foram expostos em mais de 55 mostras, em diversas regiões do Brasil e do mundo. Atualmente, Poteiro tem dedicado seu talento à pintura. Sua obra já ultrapassa mais de mil obras, dispostas em seu Atelier, em Aparecida de Goiânia (GO).

SERVIÇO

Exposição de Américo Poteiro

Quando: de 1º a 31 de julho

Onde: Flamboyant Garden Festival – Esculturas e painéis (pinturas em óleo sobre tela, Garden Flamboyant, piso 3) 

Entrada gratuita

Veja Também