Espetáculo infantil ‘O Violonista Mosca Morta’ estreia com apresentação presencial

Espetáculo infantil da Cia Burlesca traz à cena o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca

Postado em: 26-10-2021 às 09h19
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Espetáculo infantil  ‘O Violonista Mosca Morta’ estreia com apresentação presencial
Espetáculo infantil da Cia Burlesca traz à cena o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

O espetáculo ‘O Violonista Mosca Morta’ estreia em Goiânia nesta terça-feira (26), às 20h, pelo Terça no Teatro. A pantomímica e o teatro físico do ator Pedro Caroca pretende envolver o público de casa pelo canal (www.youtube.com/teatrosesigo) ou, presencialmente, na plateia do Teatro SESI. Essa é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. A peça com classificação livre tem a duração de 35 minutos e será traduzida para Libras.

O espetáculo infantil da Cia Burlesca traz à cena o palhaço Seu Cocó, interpretado por Pedro Caroca sob a direção de Mafá Nogueira. No seu primeiro concerto de violino, Seu Cocó é surpreendido pela presença indesejada de uma mosca, que atrapalha o número musical tão planejado e cuidadosamente preparado para o público. A escolha pela palhaçaria, do teatro físico e de uma dramaturgia sem palavras como linguagem cênica, se fez para ampliar o alcance de público, possibilitando a fruição por diferentes tipos de audiências.

Continua após a publicidade

Além do inoportuno inseto, características pessoais de Seu Cocó não contribuem para o sucesso de seu solo. O metodismo e a bipolaridade são marcas presentes de sua personalidade, dificultando ainda mais a execução de seu trabalho, durante todo o espetáculo. Em ‘O Violonista Mosca Morta’, o palhaço músico se esforça ao máximo para deixar tudo perfeito para sua apresentação, no entanto seu mau jeito em manipular os elementos de seu ofício também colabora para o contrário do esperado. Trava-se então uma luta entre o palhaço, a mosca e sua personalidade, do começo ao fim.

“O palhaço não tem medo de errar, e é isso que Seu Cocó mais faz em cena: errar, tentando ser perfeito. É impossível ser perfeito, é impossível não errar. Precisamos nos permitir errar e aprender com isso, uma lógica um tanto clichê, mas muito em voga. Na verdade, precisamos reconhecer o erro, afinal temos errado tanto, a pandemia tem mostrado isso, agora é saber o que fazer com esse erro”, explica o ator Pedro Caroca.

Segundo Pedro Coroca, a expectativa para pisar no palco do Teatro SESI é a melhor possível. “Muito parecida quando apresentei o espetáculo pela primeira vez, visto que essa será a primeira apresentação presencial com plateia desde que a pandemia começou”.

Para o ator, teatro é feito de encontros e a espera por esse encontro com o público já faz muito tempo. Isso se referindo fora das telas de computadores ou celulares. “Também será um momento de descobertas e redescobertas, porque um espetáculo de palhaçaria é vivo por conta da reação do público, então a plateia vai reger a cena mais do que nunca”, finaliza.

Sobre o projeto 

O Projeto Terça no Teatro é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Com ele, o Teatro SESI e o SESI Goiás querem promover a manutenção da cultura regional, que é um potente transformador social.
Em 2021, o projeto será retomado com um formato mais encorpado que a temporada anterior. O Terça no Teatro é uma tradição na realização de ações sociais, que contribuem com a comunidade. (Especial para O Hoje)

Veja Também