Atrações culturais marcam os 75 anos do Teatro Goiânia

Data também celebra o Batismo Cultural da Capital. Apresentações serão de 5 a 8 de julho

Postado em: 05-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atrações culturais marcam os 75 anos do Teatro Goiânia
Data também celebra o Batismo Cultural da Capital. Apresentações serão de 5 a 8 de julho

Bruna Policena 

O Teatro Goiânia comemora seu aniversário de 75 anos nesta quarta-feira (5 de julho). A data também marca o Batismo Cultural de Goiânia. Para celebrar, estão programadas ,entre 5 e 8 de julho, apresentações dos grupos musicais Trompetes do Cerrado e Impact(o) Grupo de Percussão, e dos espetáculos teatrais A Flauta Mágica e Segredos e Sombras. A iniciativa, gratuita, é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Hoje, as atrações musicais abrem as atividades festivas no teatro com o grupo Trompetes do Cerrado. Ao som do trompete, instrumento popular e de timbre potente, o grupo levará ao público o melhor da música brasileira. No programa,  estão composições dos mestres Dominguinhos e Nando Cordel, Gilson Santos, Pixinguinha (Arranjos Zé do Choro), Rogério Borges e Bonfiglio de Oliveira (Arranjos Gilson Santos).    

Continua após a publicidade

O Trompetes do Cerrado é formado por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), por professores de música das redes estadual e municipal, em Goiânia e na Região Metropolitana, e por alunos e ex-alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em trompete da UFG. Eles têm como principal objetivo a prática da performance em grupo, o que proporciona vivência do palco para estudantes e professores de todos os níveis. 

Na quinta-feira (6), o batuque vai rolar com o Impact(o) Grupo de Percussão da UFG.  No repertório, obras contemporâneas, eruditas e populares. Foi criado no início de 2011, por Fabio Oliveira, como espaço de pesquisa e desenvolvimento técnico e artístico para os alunos do curso de Licenciatura em Música (percussão) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com a chegada de novos percussionistas à Capital, o Impact(o), a partir de 2014, passa a ser um grupo profissional.

Na sexta-feira (7), entrará em cena o espetáculo A Flauta Mágica – Cortina Lírica, baseado na popular composição em dois atos, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A dramaturgia foi adaptada para o português (textos falados), e os números musicais são cantados em alemão (árias, duetos, conjuntos). A montagem é projeto da disciplina Declamação Lírica, do curso de Música da UFG, com a adaptação, direção e supervisão de Marília Álvares, responsável pelo Departamento de Canto da Emac-UFG. O espetáculo, em versão para solistas, traz elenco completo, coro, piano e narrador.

Já no sábado (8), será a vez do espetáculo Segredos e Sombras, uma adaptação do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis, com a Cia. Lumiato. A peça apresenta três espectros, meras nuances da natureza humana, presos ao passado, como são as sombras em relação aos objetos iluminados e que, um dia, foram cheios de vida. Agora, são apenas resquícios, penumbras de lembranças, desejos lançados à escuridão da insatisfação, condenados ao convívio putrefo e eterno. 

A produção goiana é uma das contempladas pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismo gerido pela Seduce. Com direção de Guilherme Oliveira, a montagem utiliza-se das linguagens do teatro, do audiovisual e do teatro de sombras. A história gira em torno da relação entre o casal Fortunato e Maria Luísa e o amigo Garcia, envolvendo o trabalho de ambos como médicos junto à clínica de saúde na qual são sócios. Ao longo da trama, os segredos dos três personagens vão sendo revelados, alguns difíceis de encarar fora das sombras que os ocultam.

Em todos os dias, as apresentações terão início às 20h30.

História

O Teatro Goiânia é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia. Inaugurado em 12 de junho de 1942, ele integra o conjunto arquitetônico de estilo art decó, projetado pelo arquiteto Jorge Félix. Sua construção teve início em 1940. O espaço histórico está localizado na região central, no encontro das Avenidas Tocantins e Anhanguera.

Goiânia é considerada a capital deste movimento artístico, que tem seus traços bem característicos em vários prédios e arquitetura da cidade. 

A edificação do Teatro Goiânia foi uma das primeiras da nova Capital, cuja inauguração se deu em 1942, e tem capacidade para 713 pessoas e acessibilidade para pessoas especiais. Passado por reformas e resistindo ao tempo e a modernização, o Teatro Goiânia acompanhou vários prédios históricos ao seu redor virarem lojas, igrejas evangélicas e perdendo seu valor enquanto patrimônio. Em 2003, o prédio foi declarado Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com sua exuberância e estrutura moderna, o Teatro Goiânia se orgulha por ter sido palco de memoráveis solenidades históricas. Desde então, tem abrigado numerosas atrações de concertos e recitais, peças teatrais, apresentações de dança, cinema, shows, festivais multiculturais, projeto escola – dentre outros. 

O Teatro recebe, anualmente, uma média de 80 mil pessoas. Na agenda,  somam-se concertos com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), reconhecida internacionalmente, que se apresenta duas vezes ao mês, e a Sinfônica de Goiânia. As atrações infantis também têm grande relevância no espaço, com peças teatrais, projeto escola e festivais voltados a esse público juvenil. Neste ano, o Teatro já recebeu inúmeros espetáculos, como o humorístico Nilton Pinto e Tom Carvalho, o festival Go Rock, dentre tantos outros.  

E a programação que se inicia, hoje, é uma forma de homenagear e ocupar um espaço tão rico de histórias e de importância particular para a cidade. 

Veja Também