Nelson Freire, considerado um dos maiores pianistas do mundo, morre no Rio aos 77 anos

Ele se tornou conhecido por ser um dos melhores intérpretes de Bethoven e Chopin.

Postado em: 01-11-2021 às 11h20
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Nelson Freire, considerado um dos maiores pianistas do mundo, morre no Rio aos 77 anos
Ele se tornou conhecido por ser um dos melhores intérpretes de Bethoven e Chopin. | Foto: Reprodução

O músico Nelson Freire faleceu na madrugada desta segunda-feira (1º/11), aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos maiores pianistas do mundo, e é o único brasileiro a ser incluído na coletânea Great Pianists of the 20th century (Grandes Pianistas do século 20, em tradução livre). A causa da morte ainda não foi divulgada.

Após apresentação nos Estados Unidos, a revista Time chamou Freire de “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração”. Ele se tornou conhecido por ser um dos melhores intérpretes de Bethoven e Chopin.

Nascido em Boa Esperança, em Minas Gerais, ele começou a tocar piano aos 3 anos de idade, ao ver a irmã estudar o instrumento. Seu primeiro recital foi realizado dois anos depois, no Teatro Municipal de São João Del Rei, e aos 12 anos foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano no Rio de Janeiro, que lhe rendeu uma bolsa de estudos em Viena.

Continua após a publicidade

Entre as orquestras em que se apresentou, estão a Orquestra Sinfônica de Londres, Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo.

Veja Também