Tradicional Gala do Balé começa nesta quinta-feira (26)

Evento reúne bailarinos locais, nacionais e internacionais em quatro dias de programação

Postado em: 26-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tradicional Gala do Balé  começa nesta quinta-feira (26)
Evento reúne bailarinos locais, nacionais e internacionais em quatro dias de programação

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A tradicional Gala do Balé do Teatro Escola Basileu França começa nesta quinta-feira (26) e se estende até o próximo dia 29 de outubro no Tetro Basileu França. Nos três primeiros dias, a programação começa às 20h, e, no dia 29, às 19h. Além do corpo de baile, o evento conta com música ao vivo tocada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG). A parceria traz três suítes de balés de repertório, Giselle, La Bayadère e Dom Quixote, sob a regência do maestro Eliel Ferreira. Vale ressaltar que as suítes estão reunidas em um só espetáculo.

Dentre os solistas convidados para o evento, estão bailarinos locais e internacionais, como as goianas Aline Selanni, Wanessa Paula de Souza e o bailarino Dhaniel Amaral, ex-integrantes do Balé do Teatro Escola Basileu França. Ainda no Brasil, a programação conta com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já no exterior, a programação traz Eliabe D’Abadia, da Royal DanishBallet da Dinamarca; Leusson Muniz e Armando Barros, da Joburg Ballet da África do Sul e Luiza Boaventura, primeira bailarina do Alabama Ballet, dos Estados Unidos.

Durante a Tradicional Gala do Balé também ocorrerá o lançamento de um livro que conta a história das apresentações, produções, prêmios conquistados, coreografias e a evolução do balé da escola Basileu ao longo dos anos. Também haverá relatos de bailarinos que estudaram no local e, hoje, possuem uma carreira internacional.

Gala do Balé

A coordenadora de dança Simone Malta afirma que a Gala do Balé é um evento tradicional que ocorre há dez anos na escola Basileu França, e é importante para divulgação do estilo da dança. “A Gala reúne o que há de melhor em nossas ações junto à formação. Para tanto acreditamos ser pertinente sua exibição a fim de conquistar novos espaços e participações”, afirma Simone. 

Ainda segundo a coordenadora, o diferencial do evento deste ano é a participação dos bailarinos, que se formaram no Basileu e que, hoje, estão em companhias internacionais de balé, demonstrando a beleza desse estilo de dança. “Será muito importante a integração dos bailarinos (ex-alunos) como atuais alunos da escola, porque isso vai motivá-los a seguir avante na carreira”, ressalta Simone. 

Além disso, bailarinos de diversas partes do mundo vão participar do evento, e Simone destaca que essa integração com outros países cria possibilidades positivas para aumentar o desempenho dos bailarinos da escola Basileu França – além de auxiliar na capacitação dos dançarinos.  “A harmonia entre técnica, arte e sensibilidade se alinham promovendo, ao conjunto, momentos únicos”, ressalta a coordenadora. 

Lançamento de livro

Durante a tradicional Gala do Balé do Teatro Basileu França será lançado um livro que conta a história do balé da escola ao longo dos anos. De acordo com Simone, o livro é uma publicação da coordenação de Dança do Itego em Artes Basileu França, que organizou o conteúdo pertinente à publicação do mesmo, com o apoio institucional da direção e do governo do Estado de Goiás.  “O Balé do Teatro Escola Basileu França tem conquistado espaço nacional e internacional com suas ações que priorizam a arte da dança. Acreditamos que registrar uma década de trabalho e conquistas seja motivo de orgulho, pois é motivador para o envolvimento de indivíduos, bem como alunos, professores, equipe técnica, coreógrafos, etc”, afirma Simone. 

Orquestra Sinfônica 

A OSJG tem sido parceira do Balé do Teatro Escola Basileu França permitindo o desenvolvimento de espetáculos de balé de repertório que marcaram história. Até agora, foram cinco produções artísticas envolvendo os dois grupos: Quebra-Nozes, Giselle, La Bayadère, Dom Quixote e Lago dos Cisnes – entre 2012 e 2016. “A parceria ocorre de forma que as partes se integrem a fim de promover uma apresentação que priorize a cultura, difundindo, assim, as especificidades de cada um em um conjunto harmonioso”, afirma Simone.

Durante a Tradicional Gala do Balé, a OSJG tocará as músicas para as três suítes que serão exibidas, Giselle, La Bayadère e Dom Quixote, todas sob a regência do maestro Eliel Ferreira. “As apresentações pretendem apresentar belezas que envolvam o indivíduo em distintos conflitos ou situações, dentro de um período histórico, junto a figurino, cenografia, iluminação e outros aspectos que envolvam a ambientação do palco a fim de contar histórias no universo performático do balé clássico em mise-en-scene”, finaliza a coordenadora Simone. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇOS

Gala do Balé de Repertório do Teatro- Escola Basileu França

Onde: Teatro Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Quando: de 26 a 29 de outubro

Horários: 26, 27 e 28 às 20h; 29 às 19h

Entrada: R$ 70 (valor de um ingresso para cada dia de apresentação) 

Veja Também